Uso do habitat e micro-habitat por Crossodactylus schmidti (Anura: Hylodidae) em riachos da Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i2p137-152Palavras-chave:
Brasil, Dinâmica espacial, Distribuição, Rãs, Seleção de hábitatResumo
Uma combinação de fatores bióticos e abióticos influencia a seleção de habitat e micro-habitat por anuros. Para analisar o uso de habitat e micro-habitat por adultos de Crossodactylus schmidti, amostramos 13 riachos na Mata Atlântica no Parque Nacional do Iguaçu, sul do Brasil, entre novembro de 2014 e agosto de 2015. Registramos dados de abundância e medimos variáveis ambientais estruturais dos riachos relacionadas à seleção de habitat pelos anuros em três ocasiões emcada riacho. A coleta de dados ocorreu ao longo de um transecto de 50 m em cada riacho. Além disso, foram realizadas duas coletas especificamente para a obtenção de dados do uso de micro- habitat, amostrando somente os mesmos três riachos em cada amostragem. Nós empregamos a análise Generalized Least Squares para avaliar a variação espacial na abundância em função das variáveis ambientais estruturais dos riachos, considerando modelos com e sem estruturação espacial. Nós aplicamos o Multinomial Goodness-of-Fit Test para elucidar os tipos de micro-habitat mais utilizados pelas rãs. Nossa análise revelou que, considerando ou não a autocorrelação espacial na variação da abundância de C. schmidti, nenhuma das variáveis preditoras foi significativa. Os resultados obtidos demonstram que as variáveis ambientais analisadas não são importantes para a seleção de habitat de C. schmidti, e a configuração espacial e a distância entre os riachos não são determinantes para a distribuição da abundância. Portanto, na escala do habitat, esta espécie exibe uma distribuição aleatória independente das características ambientais e espaciais. Em relação aos micro-habitats, os indivíduos foram encontrados predominantemente ocorrendo em áreas de remanso dos riachos, contendo substrato rochoso ou com acúmulo de matéria orgânica. Dada a variação na seleção de habitat entre as escalas avaliadas, as estratégias de conservação para esta espécie devem levar em conta as relações dependentes da escala.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.

CiteScore: 0.7