Respostas comportamentais antipredador diferenciais em girinos de Duttaphrynus melanostictus (Anura: Bufonidae): uma demonstração experimental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i2p179-190Palavras-chave:
Atividade reduzida, Larvas de anuros, Metabólitos da dieta, Pistas químicas e visuais, Predador, Presa, Velocidade de nataçãoResumo
Nos sistemas aquáticos, muitas presas, incluindo larvas de anuros, utilizam predominantemente sinais químicos para avaliar o risco de predação. Nesses sistemas, uma variedade de predadores (por exemplo, insetos ou suas larvas, girinos carnívoros/onívoros simpátricos) pode afetar as respostas comportamentais e a história de vida dos girinos. Muitos girinos são capazes de discriminar sinais químicos de diferentes predadores e apresentam respostas comportamentais antipredadores diferenciadas de acordo com o risco percebido. As respostas comportamentais dos girinos de Duttaphrynus melanostictus a diferentes predadores (insectos predadores, Lethocerus sp., girinos onívoros de Euphlyctis cyanophlyctis e girinos carnívoros de Hoplobatrachus tigerinus) foram estudadas em laboratório. Os metabólitos derivados da dieta do predador liberados nas excreções após o consumo de girinos de presas conspecíficas (D. melanostictus) foram utilizados para simular a ameaça de predação. Os girinos de D. melanostictus apresentaram respostas comportamentais antipredadores, isto é, reduziram os movimentos e o tempo total gasto na natação e tiveram uma maior velocidade de explosão em resposta a sinais de água liberados pelos excrementos de todos os predadores que foram alimentados com presas específicas. Além disso, os girinos de D. melanostictus apresentaram as respostas comportamentais anti-predador mais fortes aos sinais liberados pelos girinos predadores carnívoros e ativos, H. tigerinus, respostas moderadas aos sinais do inseto carnívoro Lethocerus sp. e respostas baixas às dos girinos onívoros de E. cyanophlyctis. A hierarquia das respostas comportamentais antipredador nos girinos de D. melanostictus a diferentes predadores é H. tigerinus > Lethocerus sp. > E. cyanophlyctis > solução tampão. Os resultados do presente estudo mostram que os girinos de D. melanostictus parecem modular a intensidade do seu comportamento de defesa de acordo com o nível de ameaça representado por cada predador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.

CiteScore: 0.7