Relação entre tipo de poleiro e comportamento agressivo no lagarto Norops polylepis (Squamata: Dactyloidae)

Autores

  • Randall R. Jiménez Universidad Nacional da Costa Rica
  • Jorengeth Abad Rodríguez-Rodríguez Universidad Nacional da Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v14i1p43-51

Palavras-chave:

agressão, comportamento agonístico, intruso, local de empoleiroamento.

Resumo

A intensidade da agressão contra intrusos por detentores de um território tem sido relacionada ao tipo de recurso disponível para um indivíduo no interior de seu território. A influência das características do poleiro sobre o comportamento de agressão de machos residentes de Norops polylepis na presença de um macho intruso foi investigada neste estudo. Em cada poleiro, foram conduzidos encontros nos quais foi registrado o comportamento agressivo dos machos residentes, além do diâmetro do poleiro e o número de poleiros das proximidades. O comportamento agressivo de machos residentes aumentou em poleiros maiores e em algum grau em áreas com maior densidade de plântulas ao redor. São discutidas explicações potenciais para o alto grau de comportamento de agressão de N. polylepis em poleiros grandes e com elevado número de plântulas ao redor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Randall R. Jiménez, Universidad Nacional da Costa Rica
    Instituto Internacional en Conservación y Manejo de Vida Silvestre, Universidad Nacional, Apdo. 1350-3000 Heredia, Costa Rica.
  • Jorengeth Abad Rodríguez-Rodríguez, Universidad Nacional da Costa Rica
    Escuela de Ciencias Biológicas. Universidad Nacional. Heredia, Costa Rica.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jiménez, R. R., & Rodríguez-Rodríguez, J. A. (2015). Relação entre tipo de poleiro e comportamento agressivo no lagarto Norops polylepis (Squamata: Dactyloidae). Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 14(1), 43-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v14i1p43-51