Estratégias Eleitorais On-line e Gênero: trajetórias e perspectivas das candidatas de Rio Grande da Serra
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.223168Palavras-chave:
Representação feminina, Campanha eleitoral, Redes sociais, Eleições municipais, Eleições e pandemiaResumo
O evento que incitou este artigo foram as campanhas digitais realizadas por candidatas a vereança nas eleições de 2020 do município de Rio Grande da Serra (SP). Partindo deste cenário, a pesquisa foi organizada em três fases: 1) coleta dos dados pelas redes sociais de todas as 77 candidatas; 2) envio de questionário, com alcance de dez respostas; 3) entrevista com quatro das candidatas, possibilitando aprofundamento de suas impressões da campanha e do uso das redes. O presente artigo apresenta as etapas 2 e 3 da investigação, analisando como os dados coletados na primeira etapa se encontram com as trajetórias e vivências dessas mulheres. Tanto nos questionários quanto nas entrevistas, houve uma percepção de insatisfação com o partido, em que se destaca o auxílio para o uso das redes sociais e o valor recebido para campanha. Ao final do processo eleitoral, considerando a eleição de uma Câmara Municipal inteiramente masculina, pode-se afirmar que o ambiente virtual teve baixo desempenho para a eleição de mulheres. A partir dos relatos nas entrevistas individuais, pôde-se observar relatos solitários de condução de campanha, com dificuldades na criação de peças de divulgação e no uso de ferramentas, bem como um sentimento de frustração com o contexto político do município, mas com uma postura menos crítica ao partido.
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