Outras regras da arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2025.226366Palavras-chave:
Arte, Campo artístico, Sociologia da Arte, Sociologia da Cultura, Artes visuaisResumo
Resenha do livro The global rules of art de Larissa Buchholz. Nesse livro, publicado em 2022, nove anos depois de a autora defender sua tese homônima na Universidade de Columbia, Buchholz analisa as transformações recentes da arte contemporânea por meio da noção de campo de Pierre Bourdieu. Reconstruindo as duas últimas décadas do século passado e a primeira do século XXI, Larissa capta o desenvolvimento de um campo global da arte pela articulação de uma análise estrutural do campo (macro), de um conjunto amplo de trajetórias (meso) e pela o exame detido de duas trajetórias artísticas específicas (micro). Outro objetivo do livro é analisar a correlação (ou a ausência dela) entre a internacionalização do campo e o aumento da diversidade (sobretudo, de origem nacional) dos artistas que integram esse campo, muitas vezes expresso no discurso produzido pelo campo. O livro se inscreve tanto nos estudos recentes sobre transnacionalização de fenômenos culturais quanto na sociologia da arte e da cultura contemporâneas.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. (1996) As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo, Companhia das Letras.
BUCHHOLZ, Larissa. (2022) The global rules of art: The Emergence and Divisions of a Cultural World Economy. Princeton & Oxford, Princeton University Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Política de direitos compartilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2022/02597-3




