O carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX

Autores

  • Lígia Ferro Instituto Universitário de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/4d3jgz64

Palavras-chave:

carnaval, Rio de Janeiro, século XX

Resumo

O título do livro exprime bem o tema sobre o qual versa: o processo dinâmico de constituição de um tipo de agrupamento carnavalesco específico – os ranchos – enquadrado no panorama geral dos festejos carnavalescos cariocas do início do Século XX. A autora dá corpo a uma abordagem antropológica e sócio-histórica (partindo claramente de uma perspectiva construtivista), viajando graciosamente entre escalas: desde a escala “micro”, analisando a formação de um tipo de agrupamento carnavalesco específico no plano das sociabilidades informais, à escala “meso” no âmbito da qual se perspectiva a formalização das primeiras associações carnavalescas e à “macroescala”, enquadrando esse processo no horizonte mais lato do carnaval carioca (onde coexistiam não só diversos agrupamentos, como também variadas formas de participação nesses agrupamentos), da cidade do Rio de Janeiro e do contexto de uma nação como o Brasil. Roberto DaMatta viu o carnaval como “espaço e tempo de “manobra social” e Gonçalves mostra como se estrutura essa “manobra social” por meio da análise da constituição do sistema dos ranchos em relação com o surgimento de uma nova configuração urbana do Rio de Janeiro no começo do século XX.

Referências

GONÇALVES. Renata de Sá. Os Ranchos Pedem Passagem. O Carnaval no Rio de Janeiro do Começo do Século XX. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. 295 p.

Downloads

Publicado

2009-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Ferro, L. . (2009). O carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX. Ponto Urbe, 4, 1-7. https://doi.org/10.11606/4d3jgz64