As chaves do templo
DOI:
https://doi.org/10.11606/75jjg547Palavras-chave:
corpo, identidade, feminina, padrão de belezaResumo
Estar bela, malhada, sentir-se bem consigo mesma. Não ter gordurinhas sobrando. Ter um corpo rígido, cabelos e pele impecáveis. Ser admirada por sua beleza ou por seu corpo em forma. Ter um corpo perfeito. Encaixar-se nos padrões de beleza massificados. Cultuar o corpo, desejá-lo belo, mas, ao mesmo tempo, malhá-lo. Submetê-lo a esforços para que ele desabroche em sua melhor forma.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade Média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
BERGER, Mirela. "O corpo miragem: mídia e espetáculo no processo de culto ao corpo", disponível em http://www.mirelaberger.com.br
BERGER, Mirela. Corpo e identidade feminina, Tese de doutorado. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, PPGAS/USP, 2006.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção. São Paulo: Difel, 1996.
COURTINE, Jean Jacques. "Os staknovistas do narcisismo: body-buildinng e puritanismo osstentatório na cultura americana do corpo", in: Políticas do Corpo, org. Denise Bernuzzi de Sant'Ana. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1992.
DEL PRIORE, Mary. Corpo-a-corpo com a Mulher: Pequena História das Transformações do Corpo no Brasil, São Paulo. São Paulo: SENAC, 2000.
EDMONDS, Alexander. "Notas de campo sobre cirurgia plástica no Rio de Janeiro", in: Mírian Goldenberg et al. Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca, Rio de Janeiro: Record, 2002.
ELIAS, Nobert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
FEATHERSTONE, M. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Nobel, 1995.
FEATHERSTONE, M. et alii. The Body: Social Process and Cultural Theory. London: Sage, 1992.
FUSSEL, San. Muscle: The Confession of an Unlikely Body-Builders. New York: Poseidddon Press, 1991.
GOLDENBERG, Mirian e RAMOS, Marcelo Silva. "A civilização das formas: O corpo como valor", in: Mírian Goldenberg et al. Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca, Rio de Janeiro: Record, 2002.
HAIKEN, Elizabeth. Venus Envy: A History of Cosmetic Surgery. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1997.
KÉLH, Maria Rita. "Com que corpo eu vou?", Folha de São Paulo, Mais!, São Paulo, 30/06/2202.
LAURETIS, Teresa de. "A tecnologia do gênero", in:Holanda, Heloísa Buarque de. (Org.) Influências e Impasses: O feminismo como Crítica da Cultura. RJ: Rocco, 1994
LÉVI-STRAUSS, Claude. "A eficácia simbólica" e "O Feiticeiro e sua magia", in: Antropologia Estrutural Um. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991.
MAFFESOLI, Michel. "Deixar de odiar o presente", in: Ética e Estética na Antropologia. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC/CNPq, 1998.
MAGNANI, José Guilherme Cantor - "Tribos Urbanas: Metáfora ou categoria", in: Cadernos de Campo, São Paulo, no 2, 1992.
MAUSS, Marcel. "Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa e a noção do eu." E "As técnicas corporais", in: Sociologia e Antropologia, vol. 1. São Paulo: EPU, 1974.
ROCHA, Everaldo. Magia e Capitalismo: Um Estudo Antropológico da Publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
RODRIGUES. José Carlos O Corpo na História. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.
RODRIGUES, José Carlos. O Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1983.
SABINO , César. "Anabolizantes: drogas de Apolo", Mírian Goldenberg et al. Nu e Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca, Rio de Janeiro: Record, 2002.
SABINO , César. As Drogas de Apolo: O Consumo de Anabolizantes em Academias de Musculação. Rio de Janeiro: Lugar Primeiro, sem data.
SAFFIOTI, H.I.B. "Rearticulando Gênero e Classe Social". In: Costa, A. de O. & Bruschini, C. (org.). Uma Questão de Gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos,/ São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.
SAFFIOTI, H.I.B. A Mulher na Sociedade de Classes: Mito e Realidade. São Paulo: Quatro Artes, 1969.
SAFFIOTI, H.I.B. O Poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Mirela Berger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.