Entre a liberdade e a coerção: videogames e construção de sentido

Autores

  • Luiz Henrique Magnani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/0650vg45

Palavras-chave:

jogos digitais, videogames

Resumo

Este trabalho se propõe  analisar como jogos digitais, no ato da interação, veiculam discursos a favor ou contra valores culturais específicos, podendo tanto reproduzir preconceitos e auxiliar a manter situações de desigualdade e opressão como auxiliar a subverter crenças estabelecidas e trazer novos olhares sobre a realidade para seus usuários. Partiu-se do pressuposto de que jogos podem ser concebidos como textos “hipermodais” (Lemke, 2002), ou seja, textos – entendidos aqui numa perspectiva mais ampla – nos quais se integram múltiplas modalidades (como texto verbal, som, imagens estáticas e dinâmicas) e o uso de hipertexto na veiculação de informações e construção dos sentidos. Tal perspectiva parece tornar possível o entendimento de como esses softwares/textos informam, argumentam, persuadem através de suas características enquanto mídia, ao passo que também o localizam como elementos oriundos de uma cultura específica, não os extirpando de seus contextos de produção. 

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Magnani, Universidade Estadual de Campinas

    Mestre em Lingüística Aplicada - IEL – UNICAMP

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DOI : 10.1177/147035720200100303

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Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Cir-Kula

Como Citar

Magnani, L. H. . (2008). Entre a liberdade e a coerção: videogames e construção de sentido. Ponto Urbe, 2, 1-14. https://doi.org/10.11606/0650vg45