O samba na “quebrada” do Bexiga e do Parque Peruche

Autores

  • Alessandro Dozena Universidade de São Paulo
  • Márcio Michalczuk Marcelino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/5ra1h091

Palavras-chave:

samba, são paulo, peruche, bexiga

Resumo

A alcunha chistosa de “túmulo do samba” dada a São Paulo por Vinícius de Moraes e depois reafirmada por Caetano Veloso na música Sampa, apontava a vocação da cidade para o trabalho, em oposição à realidade dionisíaca do Rio de Janeiro, que seria o “berço do samba nacional” . Esta afirmação se popularizou , fazendo com que vários compositores e intérpretes – dentre eles a cantora e compositora Leci Brandão - buscassem resgatar a importância do carnaval e do samba aqui realizados. Interessante notar que para Viana (1995), não houve em São Paulo um movimento para a divulgação ou nacionalização do samba paulista, como o que ocorreu com o samba carioca a partir dos anos 30. Em nossa opinião, deve ser considerado o fato do Rio de Janeiro ter sido a capital do país por um longo período; o que lhe proporcionou maior visibilidade. 

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Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Cir-Kula

Como Citar

Dozena, A. ., & Marcelino, M. M. . . (2008). O samba na “quebrada” do Bexiga e do Parque Peruche. Ponto Urbe, 2, 1-18. https://doi.org/10.11606/5ra1h091