Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/8kwvc252Palavras-chave:
circo, teatroResumo
O diálogo entre Antropologia e História, por vezes conflituoso, geralmente rende resultados frutíferos. É, talvez, dentro desse diálogo, que podemos encontrar uma das chaves de leitura possível do recém-lançado livro Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil da historiadora Ermínia Silva. Resultado de uma pesquisa apresentada como tese de doutorado ao departamento de História Social da Unicamp, esse livro descreve de modo pormenorizado o processo de organização e produção daquilo que ficou conhecido como circo-teatro, nas décadas 1870 a 1910, tendo como fio-condutor a trajetória do multi-artista Benjamim de Oliveira. O mergulho num extenso leque de fontes como jornais, revistas, depoimentos, além da bibliografia especializada, constitui um retrato rico das diversas relações tecidas entre circenses e os diferentes campos de produção cultural tais como a música, teatro, cinema e a crítica de arte, trazendo uma nova perspectiva aos estudo sobre a dinâmica artística em fins do século XIX e início do XX.
Referências
SILVA, Erminia O circo: sua arte e seus saberes – O circo no Brasil do final do século XIX a meados do XX. Tese (Mestrado em História Social) Programa de Pós-Graduação em História/UNICAMP, Campinas, 1996.
Webgrafia: Pindorama Circus
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