Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade

Autores

  • Íris Morais Araújo

DOI:

https://doi.org/10.11606/x3h83813

Palavras-chave:

jovem, metrópole, são paulo, sociabilidade

Resumo

Apreender as regras de sociabilidade que conformam as práticas sociais de jovens na Região Metropolitana de São Paulo. Este foi o convite de José Guilherme Cantor Magnani aos freqüentadores de seus cursos, graduandos em Ciências Sociais da USP dos primeiros anos do século XXI. Aqueles que aceitaram o desafio buscaram conhecer melhor alguns desses jovens, os espaços públicos que orientam suas atividades e, ainda, as regras de sociabilidade que os distinguem e que os faz relacionar, das formas mais diversas, com vários outros agentes sociais.

Referências

AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Retomada de um legado intelectual: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo Social: Revista do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. V. 17, n. 2, São Paulo, nov. 2005, pp. 11-33.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O lazer na cidade. Texto apresentado ao Condephaat para fundamentar o processo de tombamento do Parque do Povo. São Paulo, 4 de julho de 1994. Disponível on-line via www em: <http://www.n-a-u.org>. Capturado em: 14 nov. 2007.

MAGNANI, José Guilherme Cantor Tribos urbanas: metáfora ou categoria? Cadernos de Campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo. V. 2, N. 2, São Paulo, 1992, pp. 48-51.

MAGNANI, José Guilherme Cantor & TORRES, Lílian de Lucca (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996.

Downloads

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Araújo, Íris M. . (2008). Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. Ponto Urbe, 2, 1-4. https://doi.org/10.11606/x3h83813