Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade

Autores

  • Íris Morais Araújo

DOI:

https://doi.org/10.4000/pontourbe.1924

Palavras-chave:

jovem, metrópole, são paulo, sociabilidade

Resumo

Apreender as regras de sociabilidade que conformam as práticas sociais de jovens na Região Metropolitana de São Paulo. Este foi o convite de José Guilherme Cantor Magnani aos freqüentadores de seus cursos, graduandos em Ciências Sociais da USP dos primeiros anos do século XXI. Aqueles que aceitaram o desafio buscaram conhecer melhor alguns desses jovens, os espaços públicos que orientam suas atividades e, ainda, as regras de sociabilidade que os distinguem e que os faz relacionar, das formas mais diversas, com vários outros agentes sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Retomada de um legado intelectual: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo Social: Revista do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. V. 17, n. 2, São Paulo, nov. 2005, pp. 11-33.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. O lazer na cidade. Texto apresentado ao Condephaat para fundamentar o processo de tombamento do Parque do Povo. São Paulo, 4 de julho de 1994. Disponível on-line via www em: <http://www.n-a-u.org>. Capturado em: 14 nov. 2007.

MAGNANI, José Guilherme Cantor Tribos urbanas: metáfora ou categoria? Cadernos de Campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo. V. 2, N. 2, São Paulo, 1992, pp. 48-51.

MAGNANI, José Guilherme Cantor & TORRES, Lílian de Lucca (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1996.

Downloads

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Araújo, Íris M. . (2008). Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. Ponto Urbe, 2, 1-4. https://doi.org/10.4000/pontourbe.1924