Música e significado cultural: uma abordagem antropológica do filme "Assédio" de Bernardo Bertolucci

Autores

  • Lilian de Lucca Torres Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/nzr1w731

Palavras-chave:

música, cultura

Resumo

O filme Assédio (1998), de Bernardo Bertolucci, rodado em locações entre o Quênia e a cidade de Roma, remete às relações entre culturas no campo da linguagem musical. Universos sonoros em tese tão distintos entre si, como o africano e o europeu, produziram “misturas” que, ao reunir elementos polissêmicos, têm assumido historicamente lugares de destaque nas áreas da música e da cultura há mais de um século. Neste filme encontram-se não só referências a estes diálogos musicais, mas também uma reflexão sobre identidades e alteridades no mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Lilian de Lucca Torres, Universidade de São Paulo

    Antropóloga, Professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Pesquisadora Associada do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma Antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BARBOSA, Andréa. Ronda: espaço, experiência e memória em sete filmes paulistas dos anos 80. In: NOVAES, Sylvia [et al.]. Escrituras da imagem. São Paulo: FAPESP/Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p. 63-81.

BOCCACCIO. Decamerão. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 2003.

BONITZER, Pascal & DANEY, Serge. À propôs de 'La tragédie d'un homme ridicule': entretien avec Bernardo Bertolucci. Cahiers du Cinema, Paris, n. 330, p. 24-33, décembre 1981.

BYINGTON, Elisa & CARELLI, Wagner. A escolha da paixão. Revista Bravo, São Paulo, ano 3, n. 25, p. 44-59, out. 1999.

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CANEVACCI, Massimo.Antropologia do cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

CARLOS, Ana Maria. Assédio: do conto de Lasdun ao filme de Bertolucci. In: Estudos lingüísticos, XXXIV, p. 480-485, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Assis, 2005. Disponível : www.gel.org.bron-line. Capturado em 16 jan. 2007.

CARR-GOMM, Sarah. Símbolos na arte: guia ilustrado da pintura e da escultura ocidentais. Bauru: EDUSC, 2004.

CORRÊA, Rodrigo Manzano. Devir-Rádio/Devir-Música: diálogos improváveis, intersecções possíveis; o rádio contrapontístico de Glenn Gould em análise. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, São Paulo, 2006.

DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como ter Anthropological Blues. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Rio de Janeiro.

FEIJÓ, Martin Cezar. Anabasis Glauber: da Idade dos Homens à Idade dos Deuses. São Paulo: Anabasis Produções Culturais e Editoriais Ltda, 1996.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Resenha do livro O som e o sentido, de José M. Wisnik. In: Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2000, vol43, n1.

KIAROSTAMI, Abbas. Duas ou três coisas que sei de mim. In: ISHAGHPOUR, Youssef; KIAROSTAMI, Abbas; SENRA, Stella. Abbas Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 175-285.

LEÃO, Beto. Bertolucci: o cineasta que tentou entender o século XX. Revista de Cinema, São Paulo, ano 1, n. 5, p. 18-22, set. 2000.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Mito e significado. Lisboa: Edições 70, 1981.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Brasiliense, 1991.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Olhar, escutar, ler. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MAGNANI, José Guilherme C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MAGNANI, José Guilherme C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49, jun/2002.

MAGNANI, José Guilherme C. & Torres, Lilian de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EDUSP, 1996.

MANGEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MARTINS, Luiz Renato. A atividade do espectador. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p.385-397.

MENEZES, Paulo. O cinema documental como representificação: verdades e mentiras nas relações (im)possíveis entre representação, documentário, filme etnográfico, filme sociológico e conhecimento. In: NOVAES, Sylvia [et al.]. Escrituras da imagem. São Paulo: FAPESP/Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p. 21-48.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O cinema e a nova psicologia. In: XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

NOVAES, Sylvia C. [et al.] (orgs). Escrituras da imagem. São Paulo: FAPESP/Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

PRANDI, Reginaldo. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

TEIXEIRA, Inês Assunção de C. & LOPES, José de Sousa M. (orgs). A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PUGLIESI, Márcio. Mitologia greco-romana: arquétipos dos deuses e heróis. São Paulo: Madras, 2005.

SILVA, Vagner G. da. O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre religiões afro-brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

RANVAUD, Donald & UNGARI, Enzo. Bertolucci by Bertolucci. London: Plexus, 1987.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

XAVIER, Ismail. Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Companhia das letras, 2000, p. 367-383.

XAVIER, Ismail (org). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2007-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Torres, L. de L. (2007). Música e significado cultural: uma abordagem antropológica do filme "Assédio" de Bernardo Bertolucci. Ponto Urbe, 1, 1-35. https://doi.org/10.11606/nzr1w731