Migrantes na periferia urbana: redes sociais e a construção do bairro

Autores

  • Virgínia Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/a9byt606

Palavras-chave:

migrantes, periferia, cidade

Resumo

A partir de pesquisa que teve como objeto as redes de relações sociais em que estão envolvidos migrantes residentes no bairro Cidade Aracy, sito na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, este artigo prioriza aspectos que envolvem a ocupação do espaço urbano empreendida por esses migrantes. As relações construídas com o lugar (bairro e cidade) variam segundo as redes de relações, as quais instauram códigos capazes de fazer com que as pessoas relacionem-se e vivenciem de modo adverso espaços físicos comuns (Magnani, 2007).

Biografia do Autor

  • Virgínia Ferreira da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BOTT, Elizabeth. Família e Rede Social. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

ELIAS, Norbert. Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

GARCIA JÚNIOR, Afrânio Raul. O Sul: Caminho do Roçado - estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo: Marco Zero, 1990.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

JARDIM, Maria. Inclusão Social é Trabalho Coletivo: resgate da dignidade e da auto-estima de moradores em um bairro popular da cidade de São Carlos - SP. Projeto apresentado ao II Prêmio da Mostra PUC: Rio de Janeiro, 2003.

MAGNANI, José Guilherme. Rua, símbolo e Suporte da Experiência Urbana. [on-line] in: NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Capturado em 10/01/2007.

MANCUSO, Maria Inês, OLIVEIRA, E. Condições de Vida e Pobreza em São Carlos: uma abordagem multidisciplinar. Relatório do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos: 1994.

QUEIROZ, Maria Isaura P. de. Bairros Rurais Paulistas. São Paulo: Duas Cidades, 1973.

SAYAD, Abdelmalek. A Imigração. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1998.

SANCHEZ, Patrícia Salvador; DAL BELLO, Érika Aletéia. Ocupação periférica de baixa renda em áreas de mananciais. In: FELICIDADE, N.; MARTINS, R. C.; LEME, A. A. (orgs.).Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil. São Carlos: Ed. Rima, 2001.

SEYFERTH, Giralda. Imigração e Cultura no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1990.

THOMAS, W. I. & ZNANIECKI. The Peasant Family e Marriage. In: The Polish Peasant in Europe and America. New York: Octagon Books, 1974.

ZALUAR, Alba. A Máquina e a Revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Downloads

Publicado

2007-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, V. F. da . (2007). Migrantes na periferia urbana: redes sociais e a construção do bairro. Ponto Urbe, 1, 1-20. https://doi.org/10.11606/a9byt606