Músicos de rua e a turistificação das cidades: um jogo tático para viver da arte na ocupação do espaço público no Rio de Janeiro e em Barcelona

Autores

  • Denise Falcão Universitat de Barcelona
  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/a323vj87

Palavras-chave:

espaço público, músicos de rua, arte, turismo, cidade

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa etnográfica sobre a prática social dos músicos de rua em duas cidades cosmopolitas e turísticas: Rio de Janeiro e Barcelona. Seu objetivo é compreender suas “artes de fazer” (De Certeau, 2014) de músicos de rua, vislumbrando possibilidades táticas de sobrevivência e possíveis resistências desses artistas contra a ordem social vigente. A pesquisa de campo evidenciou que os músicos de rua, ao se apropriarem dos espaços públicos, promovem uma relação econômica de troca e caminham nos interstícios entre o legal e o transgressivo, entre o sensível e o rentável. A dimensão alcançada por essa prática social ultrapassa a simples possibilidade de se sustentar e galga o sonho da realização pessoal, que é conquistada em sua liberdade de expressão artística.

Biografia do Autor

  • Denise Falcão, Universitat de Barcelona

    Doutora em Estudos do Lazer, Professora da Pós-graduação PUC/MG, Pesquisadora do grupo LUCE/UFMG e Pesquisadora do GRECS/Universitat de Barcelona.

  • Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação, Professora da UFMG e Pesquisadora do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa LUCE (UFMG/CNPq).

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Falcão, D., & Gomes, C. L. . (2018). Músicos de rua e a turistificação das cidades: um jogo tático para viver da arte na ocupação do espaço público no Rio de Janeiro e em Barcelona. Ponto Urbe, 23, 1-20. https://doi.org/10.11606/a323vj87