O axé do som e o som do axé: multiplicidades sonoras em um terreiro de candomblé da nação ketu

Autores

  • Érico de Souza Brito Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/th6tc922

Resumo

O presente artigo pretende apresentar alguns dos diversos aspectos da dimensão acústica dentro de um terreiro de candomblé de nação ketu e suas múltiplas formas de manifestação. Sendo o candomblé uma religião e um sistema de pensamento tão complexo e com tantos temas a serem estudados e discutidos, pouca foi a atenção dada a uma questão fundamental dentro dele: a relação entre o que chamaremos aqui de “som” – a saber, as diversas emissões sonoras que compõem uma paisagem acústica dos terreiros – e as cerimônias. E é em torno do som, sua multiplicidade e sua importância nos rituais públicos e privados que se dará a nossa discussão.

Biografia do Autor

  • Érico de Souza Brito, Universidade Federal de São Paulo

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Especial Graduação em Campo

Como Citar

Brito, Érico de S. (2018). O axé do som e o som do axé: multiplicidades sonoras em um terreiro de candomblé da nação ketu. Ponto Urbe, 23, 1-9. https://doi.org/10.11606/th6tc922