Crucifixos de luta: materialização da disputa por direitos sexuais e reprodutivos entre coletivos religiosos

Autores

  • Giovanna Paccillo dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/jg2ytp73

Resumo

A sede da ONG Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), em São Paulo, localiza-se em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo, a alguns bairros da Liberdade. A primeira ocasião em que participei de uma reunião das Multiplicadoras Católicas na ONG pude perceber, em meio às estantes repletas de livros, um pequeno crucifixo de madeira formado por duas vassouras, que carregava em si uma mulher grávida e nua. Não foi a primeira vez que o vi, mas somente nesse dia pude percebê-lo de fato: ela, a mulher crucificada, não estava sozinha. Havia uma série de livros, de quadros e outros artefatos espalhados pelas estantes, mas ali ela estava soberana como um crucifixo que se posiciona ao centro e no alto de um ambiente – exposta. O crucifixo em questão foi um presente de uma associação de mulheres da América Latina, e é a partir dessa pista que começo este artigo.

Biografia do Autor

  • Giovanna Paccillo dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Graduada em ciências sociais pela UNICAMP. Membro do Laboratório de Antropologia da Religião
    (LAR).

Referências

APPADURAI. Arjun. A vida social das coisas. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

GALSCHIOT, Jens. In Memory of the Victims of Christian Fundamentalism. In: Women in Action, n. 1, 2007.

GIUMBELLI, Emerson. O Cristo Pichado. In: Ponto Urbe, n.12, 2013.

LATOUR, Bruno. Reassembling the Social. New York: Oxford University Press, 2005.

______. 2008. O que é Iconoclash? Ou, há um mundo além das Guerras de Imagem? In: Horizontes Antropológicos, n. 29, p. 111-150, jan./jun. 2008.

MAHMOOD, Saba. Religious Reason and Secular Affect: an Incommensurable Divide?. In: Is critique secular?: Blasphemy, Injury and Free Speech. Berkeley: University of California Press, 2009.

MENEZES, Renata de Castro. Santos, vadias e fetos. In: Ponto Urbe, n.20, 2017.

MEYER, Birgit. Introduction: From Imagined Communities to Aesthetic Formations Religious Mediations, Sensational Forms, and Styles of Binding. In: ______ (org.). Aesthetic Formations. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.

______. Mediação e Imediatismo: formas sensoriais, ideologias semióticas e a questão do meio. In: Campos, v.16(2):145-164, 2015.

TAUSSIG, Michael. Transgression. In: TAYLOR, Mark C. (org.). Critical Terms for Religious Studies. Chicago: University of Chicago Press, pp. 349-364, 1998.

______. Defacement – Public Secrecy and the Labor of Negative. Standford: Standford University Press, 1999.

VENTURINI, Tommaso. Diving in Magma. In: Public Understanding of Science, v.19, n.3, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Especial Graduação em Campo

Como Citar

Santos, G. P. dos. (2018). Crucifixos de luta: materialização da disputa por direitos sexuais e reprodutivos entre coletivos religiosos. Ponto Urbe, 23, 1-12. https://doi.org/10.11606/jg2ytp73