Narrativas do carnaval interiorano: identidade e formas de participação na Escola de Samba Unidos do Parque Aeroporto

Autores

  • Gisele Maria da Costa Vilalta Universidade Federal de São Paulo
  • Felipe Gabriel de Castro Freire Oliveira Universidade de São Paulo
  • Luzimar Goulart Gouvêa Universidade de Taubaté
  • Matheus Gabriel de Castro Freire Oliveira Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.11606/0jfd1031

Palavras-chave:

carnaval de Taubaté, Escola de Samba Unidos do Parque Aeroporto, identidade, sociabilidade, trabalho, lazer

Resumo

O presente artigo tem por tema o carnaval na cidade de Taubaté-SP, analisando aspectos identitários e de sociabilidade a partir da forma de participação e dos papéis desempenhados pelos integrantes da escola de samba Unidos do Parque Aeroporto. O objeto deste estudo exploratório foram as narrativas que dos integrantes da escola de samba. Nesse sentido, temos como pergunta de pesquisa: quais narrativas identitárias se tecem no tecer-se das narrativas carnavalescas, tendo em vista as funções exercidas na agremiação? Esta pesquisa se justifica por pretender contribuir para uma reflexão sobre práticas de lazer urbanas, para a percepção de aspectos identitários e de sociabilidade locais, para a percepção das narrativas que se transportam das práticas sociais de trabalho e lazer na agremiação para o pertencimento ao bairro. Como objetivos de pesquisa, temos: 1) fazer um levantamento teórico acerca de conceitos que permeiam a experiência durante o processo de confecção de um desfile de carnaval de uma escola de samba; 2) apresentar a cena carnavalesca da cidade de Taubaté-SP, no ano de 2018; 3) apresentar e analisar as narrativas e os personagens do carnaval em Taubaté. A metodologia empregada será a da pesquisa bibliográfica, com viés qualitativo. Serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, com suporte da metodologia da história oral. Como resultados iniciais, encontramos que o caráter interiorano da agremiação contribui para a construção de laços afetivos familiares, assim como encontramos que o reconhecimento identitário local é originado a partir do exercício de tarefas na escola de samba, permitindo relacionar noções sobre trabalho e lazer.

Biografia do Autor

  • Gisele Maria da Costa Vilalta, Universidade Federal de São Paulo

    Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

  • Felipe Gabriel de Castro Freire Oliveira, Universidade de São Paulo

    Mestre e doutorando em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (PPGAS-USP), bacharel em Ciências Sociais (FFLCH-USP), pesquisador do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe-USP).

  • Luzimar Goulart Gouvêa, Universidade de Taubaté

    Mestre em Teoria e História Literária, é professor na Universidade de Taubaté (Unitau) e na Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista (Fatec-BP).

  • Matheus Gabriel de Castro Freire Oliveira, Universidade de Taubaté

    Graduado de Licenciatura em Letras pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Referências

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Dossiê: Especial Carnaval

Como Citar

Vilalta, G. M. da C. ., Oliveira, F. G. de C. F. ., Gouvêa, L. G. ., & Oliveira, M. G. de C. F. . (2018). Narrativas do carnaval interiorano: identidade e formas de participação na Escola de Samba Unidos do Parque Aeroporto. Ponto Urbe, 23, 1-13. https://doi.org/10.11606/0jfd1031