Caminhada etnográfica em itinerários urbanos: a etnografia de rua em deslocamentos na cidade

Autores

  • Bruno Guilhermano Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

etnografia, caminhada etnográfica, itinerários urbanos, rua, cidade

Resumo

Neste relato etnográfico, proponho a exposição de notas sobre descontinuidades e mobilidades em torno de uma atividade coletiva, concebida por seus participantes pelo nome de “Caminhada Etnográfica”, realizada no dia 24 de outubro de 2015. Essa proposta foi promovida como exercício da disciplina “Leituras e Escritas Etnográficas”, ministrada no segundo semestre desse ano, pela professora e antropóloga Patrice Schuch. A ação reuniu estudantes da licenciatura e do bacharelado do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O percurso da caminhada, estimulada pela concepção da “etnografia de rua” enquanto exercício inventivo e de estranhamento do familiar (como intensivamente destacou o trabalho de Gilberto Velho), envolveu os participantes em incursões por ruas e avenidas dos bairros Cidade Baixa e Azenha, na cidade de Porto Alegre/RS. Neste texto, apresento o diário de campo dessa experiência coletiva, bem como registros fotográficos, compartilhados também com os estudantes e colegas envolvidos nas aulas da referida disciplina.

Referências

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza. “Etnografia de rua e câmera na mão”. Revista Eletrônica Studium. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/oito/2.htm .

FONTANARI, Ivan Paolo de F. 2010. “Nu, em Público: o diário de campo fora de lugar”. In: P. Schuch; M. S. Vieira; R. Peters (Org’s.), Experiências, Dilemas e Desafios do Fazer Etnográfico Contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp. 145-156.

FERNANDES, Bruno Guilhermano. 2015. “A gente vai continuar se escondendo da sociedade? – notas etnográficas sobre a situação de rua, a violência e a discriminação em espaços urbanos”. Ponto Urbe [Online], n° 16. Disponível em: http://pontourbe.revues.org/2766 .

DOI : 10.4000/pontourbe.2766

SCHUCH, Patrice; GEHLEN, Ivaldo. 2012. “A situação de rua para além de determinismos: explorações conceituais”. In: A. Dorneles; J. Obst; e M. Silva (Org’s.), A Rua em Movimento: Debates acerca da População Adulta em Situação de Rua na Cidade de Porto Alegre. Belo Horizonte: Didática Editora do Brasil. pp. 11-25.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Fernandes, B. G. . (2024). Caminhada etnográfica em itinerários urbanos: a etnografia de rua em deslocamentos na cidade. Ponto Urbe, 18, 1-13. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/219009