Territorialidades y Conflictos en La Estación del Metro de Lima, el caso de Villa el Salvador

Autores

  • Karina Chavez Arana Pontificia Universidad Católica del Perú

DOI:

https://doi.org/10.11606/nh6ff446

Palavras-chave:

mobilidade, territorialidade, metrô de Lima, informalidade, espaço público

Resumo

O artigo a presenta “A Estação” como um espaço social, abordando as lógicas territoriais apreendidas por mototaxistas e comerciantes ambulantes, a partir da chegada da primeira linha de metrô na cidade de Lima. Busca-se problematizar os efeitos locais e o potencial de espaço público das estações em áreas de infraestrutura urbana precária e gestão institucional débil. A partir da etnografia urbana se demonstra que A Estação não só irradia dinâmicas funcionais, relativas ao uso do transporte, como também gera novas dinâmicas sociais no uso cotidiano de um novo cenário de mobilidade. Finalmente, o autor identifica a "janela de oportunidade" que se abre para determinados grupos suprirem as demandas por mobilidade de milhares de usuários por dia, e para tanto, desenvolvem saberes específicos sobre novas formas de organização do tempo e do espaço para oferecer serviços informais que se articulam ao uso da estação como espaço público.

Biografia do Autor

  • Karina Chavez Arana, Pontificia Universidad Católica del Perú

    Egresada de Sociología INCITU – PUCP

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Publicado

2019-07-26

Edição

Seção

Etnográficas Especial: Peru

Como Citar

Arana, K. C. . (2019). Territorialidades y Conflictos en La Estación del Metro de Lima, el caso de Villa el Salvador. Ponto Urbe, 24, 1-13. https://doi.org/10.11606/nh6ff446