A construção do centro de São Paulo como arena política dos movimentos de moradia

Autores

  • Carlos Roberto Filadelfo de Aquino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/a0hj2490

Palavras-chave:

centro de São Paulo, moradia popular, movimentos sociais

Resumo

O Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) é um movimento de moradia a partir do qual são articuladas famílias de baixa renda com o objetivo de obter atendimento por programas habitacionais públicos, principalmente no centro de São Paulo. Este artigo propõe uma discussão etnográfica a partir da rede de relações e de conexões entre questões em torno da “luta por moradia” a fim de perceber o acionamento do Centro enquanto espacialidade onde se inscrevem as práticas do MSTC. Assim, a análise aqui proposta não toma as espacialidades como apriorísticas, o que poderia empobrecer a percepção do alcance dessas redes e conexões. A territorialidade do Centro é, portanto, construída simbolicamente, do ponto de vista nativo, a partir das redes que o significam como objetivo pretendido da “luta por moradia”.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto Filadelfo de Aquino, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Antropologia Social

Referências

AQUINO, Carlos R. Filadelfo de. A coletivização como processo de construção de um movimento de moradia: uma etnografia do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC). São Paulo: Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Dissertação de Mestrado, 2009. [Disponível em

www.teses.usp.br]

ARANTES, Antonio Augusto. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.

ARAVECCHIA, Nilce Cristina. Da luta pela terra urbana à luta pelo direito à cidade: a militância política desafia o conhecimento técnico. São Carlos, SP: Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Programa de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura

e Urbanismo. Dissertação de Mestrado, 2005.

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA MOOCA. Salário e moradia: a luta é uma só. São Paulo: mímeo, agosto de 1990.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

BLOCH, Janaína Aliano. O direito à moradia: um estudo dos movimentos de luta pela moradia no centro de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Dissertação de Mestrado, 2007. [Disponível em www.teses.usp.br]

CALDEIRA, Tereza Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo . São Paulo: Edusp/Ed. 34, 2000.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Relatório final da Comissão de Estudos sobre Habitação na Área Central. Vereadores: Nabil Bonduki (presidente), Ana Martins, José Laurindo de Oliveira, Marcos Zerbini e Ricardo Montoro. São Paulo, 2001.

CARVALHO, M. C. “Entidades querem ‘efeito São Vito’ ampliado”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17.08.2003, p. C11 (Cotidiano).

CAVALCANTI, Gustavo C. V. Uma concessão ao passado: a trajetória da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Dissertação de Mestrado, 2006. [Disponível em www.teses.usp.br]

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. “Platô 9: 1933 - Micropolítica e Segmentaridade”. In: Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia Vol 3. São Paulo: Editora 34, 1996.

FARAGE, Nádia. “Instruções para o presente: os brancos em práticas retóricas Wapishana”. In: Albert; Ramos (org.). Pacificando o branco. Cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora Unesp/Imprensa Oficial/IRD, 2002.

FÓRUM CENTRO VIVO (org.). Violações dos direitos humanos no centro de São Paulo: propostas e reivindicações para políticas públicas. Dossiê de denúncia. São Paulo, 2006. [Disponível em dossie.centrovivo.org]

FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

__________________. Sobre o alcance do conceito de gentrification para pensar sobre intervenções urbanísticas em áreas centrais de cidades brasileiras: o caso de São Paulo.

Texto apresentado no “Primer Congreso Latinoamericano de Antropología”, no Simpósio “Ciudad y ciudades” (coordenado por Mónica Lacarrieu e por Heitor Frúgoli Jr.), em Rosario, 11 a 15 de julho de 2005.

GOLDMAN, Márcio. Como funciona a democracia: uma teoria etnográfica da política. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

KOHARA, Luiz Tokuzi; CARICARI, Ana Maria (org.). Cortiços de São Paulo: soluções viáveis para habitação social no centro da cidade e legislação de proteção à moradia. São Paulo: Mídia Alternativa, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; Salvador-BA: CESE, 2006.

KOWARICK, Lúcio. Escritos urbanos. São Paulo: Editora 34, 2000.

LEITE, Rogério Proença. “Contra-usos e espaço público: nota sobre a construção dos lugares na Manguetown”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, nº49, junho de 2002, p. 115-134. [Disponível em www.scielo.br]

MARQUES, Eduardo; SARAIVA, Camila. “As políticas de habitação social, a segregação e as desigualdades sociais na cidade”. In: São Paulo: segregação, pobreza e desigualdades sociais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

SKLAIR, Jessica. Relações de segregação: novas práticas filantrópicas entre a elite paulistana. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Dissertação de Mestrado, 2007.

[Disponível em www.teses.usp.br]

SMITH, Neil. The new urban frontier: gentrification and revanchist city. Londres/Nova York: Routledge, 1996.

TELLES, Vera da Silva; CABANES, Robert (org.) Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

ZUKIN, Sharon. “Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder”. In: Arantes Neto, Antonio Augusto (org.). O espaço da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

2010-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aquino, C. R. F. de . (2010). A construção do centro de São Paulo como arena política dos movimentos de moradia. Ponto Urbe, 6, 1-22. https://doi.org/10.11606/a0hj2490