Santos, vadias e fetos: manipulações políticas de imagens religiosas no Brasil contemporâneo

Autores

  • Renata de Castro Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/t7mkrn31

Palavras-chave:

rituais e performance, materialidades, religião e política, religião e política de identidade, objetos religiosos

Resumo

O artigo analisa uma performance envolvendo quebra de imagens religiosas, ocorrida na Marcha das Vadias de 2013, no Rio de Janeiro, bem como as repercussões que teve. Através da noção de evento crítico, de Bruce Kapferer, pretende discutir as implicações dos usos de imagens religiosas em lutas políticas que envolvam identidades.

Biografia do Autor

  • Renata de Castro Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora associada do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia Social, 2004, UFRJ; com pós-doutorado na NYU, 2016. Pesquisadora do CNPq.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. 2007. Elogio à Profanação. In: ______. Profanações. São Paulo: Boitempo. pp. 65—80.

ALMEIDA, Ronaldo de. 2007. Dez anos do “chute na santa”: a intolerância com a diferença”. In: V. G. da SILVA (org) Intolerância religiosa. Impactos do Neo-pentecostalismo no campo religioso brasileiro. São Paulo: EDUSP. pp. 171-189.

ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. 2013. “O nexo entre política do reconhecimento e secularização”. IHU on-line, ano VIII, no. 426; 18-22.

BANDEIRA, Olívia. 2017. O mundo da música gospel entre o sagrado e o secular: disputas e negociações em torno da identidade evangélica. Rio de Janeiro : tese de doutorado em Sociologia e Antropologia, UFRJ.

BELTING, Hans. 1988 Image et culte. Une histoire de l'art avant l'époque de l'art. Paris: Cerf.

BRINGEL, Breno ; PLEYERS, Geoffrey. 2015. « Les mobilisations de 2013 au Brésil: vers une reconfiguration de la contestation ». Brésil(s), v. 7 : 7-18.

FAVRET-SAADA, Jeanne. 2007. “Affaire des dessins de Mahomet / 2” Varcarme, 2007, no. 38, disponível em http://www.vacarme.org/article1246.htm, capturado em 16/01/2013.

FAVRET-SAADA, Jeanne. 1994 “Le blasphème et sa mise en affaire: notes de séminaire”. Gradhiva, no 15: 26-33.

GOMES, Carla, SORJ, Bila. 2014. "Corpo, geração e identidade: a Marcha das vadias no Brasil." Sociedade e Estado 29.2 : 433-447.

KAPFERER, Bruce. 2010. "In the event: Toward an anthropology of generic moments." Social Analysis 54.3: 1-27.

KAPFERER, Bruce. 2015. « When a Joke is not a Joke ? The Paradox of Egalitarianism ». In : ZAGATO, Alessandro (Ed.). The Event of Charlie Hebdo. New York : Bergham Books. pp. 93-114.

LATOUR, Bruno. 2008. O que é iconoclash? Ou, há um mundo além das guerras de imagem?» Horizontes antropológicos. [online]. 14 (29).

LUNA, Naara. 2016. “Marcha das Vadias e a Jornada Mundial da Juventude: uma performance de protesto pela legalização do aborto”. In: M. ARAÚJO; C. Vital da CUNHA, Christina Vital (orgs). Religião e Conflito. Curitiba: Prismas. pp. 235-255.

MAFRA, Clara. 2011. "A" arma da cultura" e os" universalismos parciais"." Mana, 17.3 :607-624.

MAIA, João Marcelo E. ; ROCHA, Lia M. 2014. « Protests, protests, everywhere”. The Cairo Review of Global Affairs, v. 1: 79-85.

MARIZ, Cecília; CARRANZA, Brenda. 2015. “O papa Francisco na JMJ do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro, m.s. (no prelo)

MARTIN, John Levi. 2003. “What is field theory?” American Journal of Sociology v. 109. 1 : 1-49.

MAUSS, Marcel. 2003. "Ensaio sobre a Dádiva. in : _____. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. pp. 183-314.

MENEZES, Renata de Castro. 1996. « Devoção, Diversão e Poder: um estudo antropológico sobre a Festa da Penha ». Rio de Janeiro, dissertação de mestrado em Antropologi Social, UFRJ.

MENEZES, Renata de Castro. 2011. « A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos :. Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 17 : 43-65.

MENEZES, Renata de Castro. 2013. « Reflexões sobre a imagem sagrada a partir do « Cristo de Borja » ». In: Patrícia Reinheimer; Sabrina Parracho Sant’Anna.. (Org.). Reflexões sobre arte e cultura material. Rio de Janeiro: Folha Seca. pp. 235-263.

MILLER, Daniel. 2005. Materiality. Duke University Press.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. 2012. “A força de uma expressão: intolerância religiosa, conflitos e demandas por reconhecimento de direitos no Rio de Janeiro”. Comunicações do ISER, v. 66: 60-73.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. “Como se discute Religião e Política? Controvérsias em torno da “luta contra a intolerância religiosa” no Rio de Janeiro”. Com. Iser, no. 69, ano 33, 2014 ****

NOVAES, Regina. 2012. Juventude, religião e espaço público: exemplos “bons para pensar” tempos e sinais. Religião e Sociedade, vol 32, nº 1:

REVEL, Jacques. 1998. “Apresentação”. In: ______. (ed.) Jogos de Escalas: A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV. pp. 7-14.

SANT’ANA, Raquel. 2017. A nação cujo Deus é o senhor: a imaginação de uma coletividade evangélica. Rio de Janeiro, tese de doutorado em Antropologia Social, UFRJ.

SMITH, Jonathan Z. 1998. “Religion, Religions, Religious". In: Mark C. Taylor (ed.) Critical Terms for Religious Studies. Chicago, London: University of Chicago Press, p. 269-284.

SMITH, Jonathan Z. 2004. To Take Place. "The Topography of the Sacred. In:______. "Relating Religion. Essays in the Study of Religion , pp. 101-116.

TAUSSIG, Michael. 1998. "Transgression". In: Mark C. Taylor (ed.) Critical Terms for Religious Studies. Chicago, London: University of Chicago Press, pp. 349-364.

TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. 2006 (Org.) As Religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petrópolis: Vozes.

TILLEY, Chris et al. (eds.) 2206. Handbook of Material Culture. London: Sage.

VERGARA, Camile. 2015. « Corpo, transgressão: a violência traduzida nas performances do Coletivo Coiote, Bloco Reciclato e Black Blocs. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 4, n° 2 : 105-123.

WRIGHT, Susan. 1998. "The politicization of 'culture'." Anthropology today 14.1 : 7-15.

Sites:

http://marchadasvadiasrio.blogspot.com.br/, acessado em 19/04/2017.

http://marxismo21.org/junho-2013-2/#prettyPhoto, acessado em 19/04/2017

http://www.vermelho.org.br/noticia_print.php?id_noticia=218822&id_secao=8 , acessado em 19/04/2017

http://www.escolheavida.com.br/ acessado em 19/04/2017

http://www.deuslovult.org/2013/08/13/a-jornada-da-juventude-pro-vida/ ( acessado em 19/04/2017).

https://oglobo.globo.com/rio/casamento-de-neta-de-jacob-barata-marcado-por-protesto-9027497, acessado em 16/06/2017.

https://www.youtube.com/watch?v=9Ti_UWpurpE acesssado em 19/04/2017

https://goo.gl/aOCava, acessado em 16/06/2017.

A dimensão do estrago, texto do blog Escreva Lola Escreva, http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2013/07/a-dimensao-do-estrago.html, escrito em 29/07/2013, capturado em 10/04/2017.

Downloads

Publicado

2017-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Menezes, R. de C. . (2017). Santos, vadias e fetos: manipulações políticas de imagens religiosas no Brasil contemporâneo. Ponto Urbe, 20, 1-20. https://doi.org/10.11606/t7mkrn31