Imagens e memória: a Campinas dos postais

Autores

  • Samuel Leal Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/c718f757

Resumo

O objeto da pesquisa é constituído por seis cartões-postais da cidade de Campinas, datados das três primeiras décadas do século XX. O interesse pelo objeto surgiu do contato que tive com os cartões-postais que constituem o objeto em questão quando trabalhei no setor de Iconografia do Centro de Memória da Unicamp (CMU). Este contato me suscitou uma pergunta: por que necessariamente aqueles locais, e não outros, foram escolhidos para representarem a cidade? A partir dessa pergunta, a investigação procedeu pelo levantamento de material histórico em arquivo, e pela leitura sobre trabalhos históricos do período. Tendo em vista a reconstituição de um panorama da economia das trocas simbólicas relacionadas à identidade urbana na cidade de Campinas no início do século XX, adotou-se uma “postura etnográfica” (FREHSE, 2006) diante do material de modo a  efetivar uma relação com o objeto estudado participando dos seus códigos e relações simbólicas, procurando suscitar aquilo que os discursos trazem para além de si mesmos. Considerando-se os postais como emblemas de totalidade urbana e registros significativos de cenários que dão suporte a imaginários urbanos (BARREIRA, 2008), propõe-se investigá-los como um elemento portador de valores simbólicos efetivados na sua troca e circulação. Aqui, a pesquisa em arquivo buscou reconstituir o contexto social em que eles foram produzidos e consumidos, reconstituindo as relações sociais de classe, a distribuição espacial da população, as políticas urbanas e teorias do urbanismo em voga naquele momento histórico. A partir desse esforço preliminar, os espaços retratados são localizados no panorama em questão e a partir disso constrói-se uma análise articulada com a teoria da imagem vinculada à história da fotografia.

Referências

WEBGRAFIA

Wikipédia : http://www.wikipedia.org/

Pró-Memória Campinas : http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com

LIVROS

BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Narrativas do olhar: Fortaleza em cartões postais. In LEITE, Rogério Proença (org). Cultura e vida urbana: Ensaio sobre a cidade. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

_________________ Efeito de Lugar. In Miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

CARNIELLI, Flávio de Godoy. Gazeteiros e Bairristas: Histórias, memórias e trajetórias de três memorialistas urbanos de Campinas. Dissertação (Mestrado em Política, Memória e Cidade). UNICAMP, Campinas, 2007.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

FREHSE, Fraya. O Tempo das Ruas na São Paulo de fins do Império. São Paulo: Edusp. 2005.

_____________. Potencialidades de uma Etnografia das Ruas do Passado. Cadernos de Campo, São Paulo, n.14/15, p.299-317, 2006.

LAPA, José Roberto do Amaral. A Cidade: Os cantos e os antros: Campinas 1850-1900. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

LOBO, Maurício Nunes. Imagens em circulação: Os cartões-postais produzidos na cidade de Santos pelo fotógrafo José Marques Pereira no início do século XX. Dissertação (Mestrado em História). UNICAMP, Campinas, 2004.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium, Campinas, n.2, ago. 2004. Disponível em http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1.htm. Acesso em 26/03/2009.

MARIANO, Júlio. Crônica de Iluminação em Campinas. In Monografia Histórica do Município de Campinas. Rio de Janeiro: Serviços Gráficos do IBGE, 1952.

______________. Condução e Transportes. In Monografia Histórica do Município de Campinas. Rio de Janeiro: Serviços Gráficos do IBGE, 1952.

SAHLINS, Marshall. Metáforas Históricas e Realidades Míticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SANTOS, Antônio da Costa. Campinas, das origens ao futuro: compra e venda de terra e água e um tombamento na primeira sesmaria da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso de Jundiaí (1732-1992). Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. In Simmel, col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983.

_____________. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, Rio de Janeiro, n.11, v.2, pp.577-591, 2005.

VASQUEZ, Pedro Karp. Postaes do Brazil 1893-1930. Rio de Janeiro: Metalivros, 2002.

PERIODICOS

Correio Popular, Campinas, 01.01.1946.

MENDES, José de Castro. Influência francesa no comércio local. Correio Popular, Campinas, 31 out.1968.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Graduação em Campo

Como Citar

Leal, S. . (2009). Imagens e memória: a Campinas dos postais. Ponto Urbe, 5, 1-12. https://doi.org/10.11606/c718f757