Agentes penitenciários de Itirapina, SP: identidade e hierarquia

Autores

  • Raphael T. Sabaini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/t0s2jg86

Palavras-chave:

agentes penitenciários, hierarquia

Resumo

Este trabalho tem a intenção de descrever e analisar dois presídios de Itirapina, SP, a partir da visão dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP). Como os detentos, os ASP têm seu modo de vida ligado à rotina da prisão, criam seu vocabulário e seu modo de agir no sistema prisional. Trata-se não só de convívio, mas de uma relação. O trabalho pretende explorar temas como os hábitos dos agentes ligados a um estado de vigilância contínua dentro e fora da prisão. Há ainda o estabelecimento de relações hierárquicas entre os postos de serviço: mesmo tendo o mesmo cargo perante o Estado, a maioria dos ASP acaba criando uma hierarquia paralela e uma disputa interna por postos, o que representa mais uma relação de conflito. Percebemos, então, como essas relações conflituosas e hierárquicas criam uma nova dinâmica dentro de um ambiente como o acima mencionado.

Referências

BARBOSA, Antônio Rafael. Um levantamento introdutório das práticas de violência física dentro das cadeias cariocas. In:Marques, Ana Claudia (org.). Conflitos, política e relações pessoais. Campinas: Pontes Editores, 2007.

BIONDI, Karina. Tecendo as tramas do significado: As facções prisionais enquanto organizações fundantes de padrões sociais. In: Grossi, M. P., Heilborn, M. L., Machado, L. Z. Antropologia e Direitos Humanos 4. Florianópolis: Nova Letra, 2006.

CASTRO E SILVA, Anderson Moraes de. Nos braços da lei: o uso da violência negociada no interior das prisões. Rio de Janeiro: Edições do Autor, 2008.

CUNHA, Manuela Ivone Pereira da. Entre o bairro e a prisão: tráfico e trajectos. Portugal: Fim de século, 2002.

DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus: o sistema de castas e suas implicações. São Paulo: Edusp, 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1999.

LEIRNER, Piero de Camargo. Meia volta, volver. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1997.

________________________ Hierarquia e individualismo. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: EDUSP/EPU, 1986.

MORAES, Pedro Rodolfo Bodê de. Punição, encarceramento e construção de identidade profissional entre agentes penitenciários. São Paulo: IBCCRIM, 2005.

RAMALHO, José Ricardo. Mundo do Crime: A ordem pelo avesso. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

DOI : 10.7476/9788599662267

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Graduação em Campo

Como Citar

Sabaini, R. T. . (2009). Agentes penitenciários de Itirapina, SP: identidade e hierarquia. Ponto Urbe, 5, 1-14. https://doi.org/10.11606/t0s2jg86