Conexão política em espaços urbanos: estudos etnográficos sobre atuações de parlamentares na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Laís Salgueiro Garcez Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mayã Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2550-1210
  • Patrícia Soares Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/zerm0222

Palavras-chave:

política, espaços urbanos, Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisas realizadas nos períodos 2007/2 e 2008/1, com apoio de bolsas de iniciação científica (PIBIC/UFRJ e PIBIC/Faperj), como sub-projetos na linha de pesquisa Política e Cotidiano do Laboratório de Antropologia Urbana (LAU), coordenado pela professora Karina Kuschnir. O objetivo mais amplo desta linha é compreender práticas e representações acerca da política por parte de diferentes atores sociais em contextos urbanos. Como fim específico visa “investigar, mapear e analisar as formas de conexão entre políticos e população, especialmente na forma de Centros Sociais mantidos por parlamentares no Rio de Janeiro, focando suas relações com três redes sociais: políticos e suas equipes; moradores e usuários do sistema; bairros e contexto urbano onde se desenvolvem os Centros” (Kuschnir, 2007a). Deste modo, a pesquisa pretende contribuir para a compreensão das repercussões dos Centros Sociais para as representações e ações políticas na sociedade contemporânea. Estamos diante de novas formas de organizar as relações entre políticos, população, instituições e espaço urbano? Que formas são essas e qual a relação entre concepções sociais mais amplas e as categorias em jogo? (Kuschnir, 2007b).

Referências

CARNEIRO, Leandro Piquet e KUSCHNIR, Karina. 1999. “As dimensões subjetivas da política: cultura política e antropologia da política”. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 13, n. 24. Rio de Janeiro, p. 227-250.

KUSCHNIR, Karina. 1999. “Política, cultura e espaço urbano”, in: Gilberto Velho (org.),Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro, Zahar.

_____. 2007a. Antropologia urbana: política, clientelismo e cotidiano. Projeto de pesquisa do Laboratório de Antropologia Urbana (LAU) do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), IFCS/UFRJ. Rio de Janeiro, www.lau-ufrj.blogspot.com.

_____. 2007b. Antropologia da política. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. 2002. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol 17, n. 49. São Paulo.

SIQUEIRA, RAÍZA ALVES. 2006. "Eu não dou o peixe pronto, dou a vara de pescar": um estudo sobre o cotidiano de um membro da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Iuperj.

VELHO, Gilberto. 1978. “Observando o Familiar”, in: A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

_____. 2007. “Metrópole, cultura e conflito”, in: Rio de Janeiro: cultura, política e conflito, Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Graduação em Campo

Como Citar

Garcez, L. S. ., Martins, M. ., & Vieira, P. S. . (2009). Conexão política em espaços urbanos: estudos etnográficos sobre atuações de parlamentares na cidade do Rio de Janeiro. Ponto Urbe, 5, 1-10. https://doi.org/10.11606/zerm0222