Potencialidades de novas formas de fazer etnografia: imagem e conhecimento

Autores

  • Daniel Belik Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/8mb87352

Resumo

O título da coletânea de artigos organizada pelos professores do Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo (Gravi/USP) já emerge como um desafio da leitura que está por vir. Fruto do Simpósio Internacional intitulado “Tradução e Percepção – Ciências Sociais em Diálogo” realizado em maio de 2006, na própria Universidade de São Paulo, o livro que sai três anos depois vem com a qualidade de revisão das apresentações feitas até então oralmente e a tentativa de incorporação dos diálogos que se deram posteriormente. Sem saber se referência implícita à dobradinha dos livros de Gilles Deleuze sobre o cinema intitulados respectivamente “Imagem-Movimento” e “Imagem-Tempo”; a coletânea de ensaios aqui resenhada parece partilhar de muitas de suas reflexões, na medida que tenta esticar o campo de agenciamentos que os filmes etnográficos podem oferecer ao público. Neste sentido, a contraposição aqui colocada não se fixa apenas no instrumento “filme etnográfico” em oposição ao “texto etnográfico”, mas trata de alargar a própria noção do que significa usar uma câmera filmadora ou fotográfica quando se faz trabalho de campo e quais as reações suscitadas entre os “nativos” e, posteriormente, perante o grupo acadêmico-intelectual que fará uso de tal relação.

Referências

Imagem-Conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos, organizado por Andréa Barbosa, Edgar Teodoro da Cunha e Rose Satiko Gitirana Hikiji. – Campinas, SP: Papirus, 2009.

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Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Belik, D. . (2009). Potencialidades de novas formas de fazer etnografia: imagem e conhecimento. Ponto Urbe, 5, 1-4. https://doi.org/10.11606/8mb87352