Na escola, fora dela: estudando (n)as ruas de uma “periferia” amazônica

Authors

  • Alan Augusto Moraes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/wtctpv55

Keywords:

circulação urbana, escolas, lazer

Abstract

A partir de uma pesquisa organizada para a elaboração de dissertação de mestrado sobre a relação entre cotidiano escolar, processos identitários e discriminação racial, este artigo identifica e propõe uma classificação dos modos de circulação urbana e modalidades de vivência e interação social em locais comerciais, espaços residenciais e em vias públicas do Guamá, bairro da periferia (ou baixada) de Belém, no Pará, entre estudantes de duas escolas do bairro, indicando sutis distinções de classe, raça e gênero na vivência desta circulação. Assim, o tom ensaístico do artigo se preocupa em destacar a direta associação entre escola e lazer, para alguns grupos de estudantes e um processo de vida escolar agendada para outros grupos, destacando o modo como as demandas pedagógicas se fazem presentes na vida fora da escola.

 

References

CONNEL, R. W. Políticas da Masculinidade. In: Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, nº 2, 185-206, Jul-Dez, 1995.

HALEY, Alex. Raízes: volume I. Edições livros do Brasil – Lisboa. 1976.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes, breve histórico das Errâncias Urbanas. São Paulo. In: Revista Arquitextos, nº 53, Portal Vitruvírus, outubro 2004.

DOI : 10.7476/9788523208707

LÓPEZ, Nancy. Rewriting Race and Gender High School Lessons: Second-Generation Dominicans in New York City. Teachers College Record. Columbia University. Volume 104, n.6, September 2002, pp. 1187-1203, 2002

DOI : 10.1111/1467-9620.00201

MAGGIE, Yvone. Cor, Hierarquia e Sistema de Classificação: a diferença fora do lugar. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 7, n. 14, 1994, pp. 149-160.

MAGNANI, José G. Cantor. Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo, Editora UNESP. 2º Edição. 1998

_______________________. Da Periferia ao centro: pedaços & trajetos. In: Revista de Antropologia, v. 35, p. 191-203. USP. São Paulo, 1992.

_______________________. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira. de Ciências Sociais: Sociologia. vol. 17 nº 49, São Paulo: Junho. 2002.

_______________________ . Rua, símbolo e suporte da experiência urbana. [online]. In: NAU-Núcleo de Antropologia Urbana da USP. 2009. Disponível no URL: http://www.n-a-u.org/ruasimboloesuporte.html. Capturado em 17/12/2010.

MENDES, Luis. O Contributo de Neil Smith para uma Geografia crítica da Gentrificação. In: Revista E-metropolis, Lisboa, nº 1, Maio, 2010.

MOTTA-MAUÉS, Maria A.; IGREJA, Daniele; DANTAS, Luisa. De casa em casa, de rua em rua... Na cidade: Circulação de crianças. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro-BA. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2008, vol. 1, p. 1-19.

MOTTA-MAUÉS, Maria A. Uma vez "Cria" sempre "Cria" (?): adoção, gênero e geração na Amazônia. In: LEITÃO, Wilma Marques; MAUÉS, R. Heraldo. (Orgs.). Nortes Antropológicos: trajetos, trajetórias. 1ª ed. Belém: EDUFPA, 2009, p. 157-170.

PINTO, Regina P. Os Problemas Subjacentes ao Processo de Classificação da Cor da População no Brasil In: ROSEMBERG, Fúlvia; PINTO, Regina P; OLIVEIRA, Eliana de; PIZA, Edith (Orgs.). A Classificação da Cor no Brasil. Anais da XXI ANPOCS, 1998.

RAMOS, Alberto Guerreiro. O Problema do Negro na Sociologia Brasileira. In: Introdução Crítica à Sociologia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995, p. 157.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura ou formal. In: Georg Simmel, Sociologia. Evaristo de Moraes Filho (org.) São Paulo: Ática, 1983.

VELHO, Gilberto. A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro, Zahar, 2ª Edição, 1975.

WATSON-GEGEO, Karen A. Ethnography in ESL: defining the essentials. In: Tesol Quartely, Alexandria, v. 22, no 4, p.575-592, Dec. 1988.

DOI : 10.2307/3587257

Published

2013-07-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Ribeiro, A. A. M. (2013). Na escola, fora dela: estudando (n)as ruas de uma “periferia” amazônica. Ponto Urbe, 12, 1-18. https://doi.org/10.11606/wtctpv55