Cultura surda: engendramento de particularidades

Autores

  • Kenya J. Marcon

DOI:

https://doi.org/10.11606/7abwdn42

Palavras-chave:

Cultura Surda, Resenha

Resumo

Como desdobramento de uma meticulosa pesquisa documental, etnográfica e historiográfica, o antropólogo César Augusto de Assis Silva conduz o leitor a recompor um conjunto de fatos, acontecimentos, contextos e personagens que conformaram e vem conformando o engendramento da surdez como particularidade étnico-linguística. Lançada no final de 2012 pela Editora Terceiro Nome, a obra reproduz a tese de doutoramento do autor e está inserida na coleção Antropologia Hoje, resultado de uma parceria entre essa editora e o Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, onde está vinculado o Grupo de Estudos Surdos e da Deficiência - GESD, cuja coordenação está sob responsabilidade de Assis Silva desde 2008. O autor dá início à sua pesquisa sobre os surdos na graduação, cursada na Universidade de São Paulo em 2001, mantendo o tema no doutorado e no pós-doutorado que desenvolve no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP desde 2011.

Referências

ASSIS SILVA, César Augusto de. CULTURA SURDA: Agentes Religiosos e a Construção de uma Identidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Marcon, K. J. . (2013). Cultura surda: engendramento de particularidades. Ponto Urbe, 12, 1-6. https://doi.org/10.11606/7abwdn42