A iconoclastia sagrada de Márcia X: arte contemporânea, performance e religião

Autores

  • Paola Lins de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/bv72ye11

Palavras-chave:

arte contemporânea, sagrado, iconoclastia, Márcia X., performance

Resumo

O artigo tem o objetivo de problematizar as relações entre arte contemporânea e religião na obra da artista plástica e performer carioca Márcia X.. Tomamos como ponto de partida a controvérsia envolvendo sua obra “Desenhando com terços” que, em 2006, foi retirada de uma exposição sob a alegação de ter misturado de forma ofensiva elementos religiosos e eróticos. O texto está dividido em duas partes. Primeiramente, apresentaremos a leitura dos críticos sobre os trabalhos de Márcia X.. Em seguida, examinaremos a dimensão da religião e do sagrado no trabalho da artista. Com isso, pretendemos simultaneamente mapear sua trajetória e as questões principais com as quais dialoga, e observar como se dá o rendimento da questão relativa à religiosidade e ao sagrado.

Referências

AMARAL, Leila. (2008). “Do espiritual na arte abstrata e na arte do informe em particular”. In: Amaral, Leila e Geiger, Amir. (orgs) In vitro, in vivo, in silício. Ensaios sobre a relação entre arte, ciência, tecnologia e o sagrado. São Paulo: Attar editorial.

APPADURAI, Arjun. (1986). "Introduction : commodities and the politics of value". In: The social life of things. Commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press.

BASBAUM, Ricardo. (2003). “X: Percursos de alguém além de equações”. Revista Concinnitas, n.4: 48-57. Versão online disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/up/arquivos/200607/20060710_143439_Ens_MarciaX_CadernoVB1_P.pdf. (Consultado em 2.10.08).

BATAILLE, Georges. (1975). A Parte Maldita (precedida de “A Noção de Despesa”). Rio de Janeiro: Imago.

BENJAMIM, Walter. (1994). Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense. 7ª edição.

BESSA, Sérgio. (1996). “X-Rated (duas ou três coisas qu’eu sei dela)”. Revista Item-4, novembro: 80-83. (também disponível no sitio eletrônico de Márcia X.. Link: http://marciax.uol.com.br/mxText.asp?sMenu=4&sText=4. (Consultado em 27.07.07).

BUARQUE DE HOLANDA, Heloisa. (2003). “Novos Tempos”. Revista eletrônica Labrys, estudos feministas, n. 3. Link: http://www.unb.br/ih/his/gefem/labrys3/web/bras/heloisa1.htm. (Consultado em 2.10.08).

BULHOES, Maria Amélia. (1997). “Arte contemporânea, o pensamento irreligioso do sagrado”. In: M.A. Bulhões e M.L.B. Kern (orgs.). As questões do sagrado na arte contemporânea da América Latina. Porto Alegre: Ed.UFRGS.

CAILLOIS, Roger. (1988). O Homem e o Sagrado. Lisboa: Edições 70.

CHIARA, Ana Cristina. (2007). “Ana Cristina Cesar e Márcia X: Ensaio sobre o corpo incandescente”. In: R. Dias, G. Paz e A.L. Oliveira (orgs). Arte Brasileira e Filosofia. Rio de Janeiro: Uapê.

FREYBERGER, Gisele. (2004). “A expressão da feminilidade nas performances contemporâneas”. Territórios e Fronteiras da cena. Revista eletrônica de artes cênicas, cultura e humanidades, ano 1. Link: http://www.eca.usp.br/tfc/geral20041/portal.htm. (Consultado em 1.05.08).

GELL, Alfred. (1998). “Distributed Person ”. In : Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford: University Press.

GOLDBERG, RoseLee. (2006). A arte da performance. Do Futurismo ao Presente. São Paulo: Martins Fontes.

KOPYTOFF, Igor. (1986). "The cultural biography of things : commoditization as process". In: A. Appadurai. The social life of things. Commodities in cultural perspective. Cambridge: Cambridge University Press.

LEIRIS, Michel. (1995). “Le sacré dans la vie quotidienne”. In: Hollier, Denis (org.). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard, p. 94-119.

MARCUS, George & MYERS, Fred. (1995). “The traffic in art and culture: an introduction”. In : G. Marcus & F. Myers (ed.). The Traffic in Culture. Refiguring Art and Anthropology. Berkeley, Los Angeles, London : University of California Press.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, P. L. de . (2014). A iconoclastia sagrada de Márcia X: arte contemporânea, performance e religião. Ponto Urbe, 15, 1-33. https://doi.org/10.11606/bv72ye11