As tendências de intervenção de caráter monumental: a experiência brasileira (1980-2010)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i43p56-79Palabras clave:
Arquitetura (Preservação, Restauração). Patrimônio arquitetônico (Preservação, Restauração). Patrimônio cultural (Preservação, Restauração).Resumen
O artigo “As tendências de intervenção de caráter monumental: a experiência brasileira (1980-2010)”, vem pautada na reflexão dos recentes diálogos entre antigo e novo, permanência e inovação, preservação e mudança, que fazem parte do cenário da produção arquitetônica contemporânea em que se assiste, cada vez mais, edifícios antigos tornarem-se parte de uma nova história da cidade. A fim de discutir esse fenômeno no Brasil, o estudo definiu como recorte geográfico e temporal, a produção arquitetônica brasileira em programas de intervenção de caráter monumental no período compreendido entre os anos 1980 a 2000, partindo da constatação de que a maior parte dessa produção se afasta dos critérios prescritos pelo campo disciplinar do restauro, onde a prática dá lugar ao arbítrio e experimentação sem o rigor e juízo crítico pautado na significação da obra preexistente. Para compreender o cenário brasileiro quanto à valorização de seu patrimônio e a materialização de quais valores, quais critérios e como os desafios da intervenção e conservação dos monumentos são consumados na prática, a partir de exemplos significativos, identificamos oito tendências de intervenção representativas: Autonomia, Diferenciação, Reinterpretação, Repristino, Apropriação, Completamento, Conservação e Reintegração, criando grupos com características semelhantes entre si, não totalmente rígidos e fechados, mas que, de alguma forma, pudessem facilitar a leitura das obras e caracterizar o panorama de intervenções no cenário nacional em relação ao campo disciplinar de restauro.Descargas
Referencias
BARDI, Lina Bo. Ladeira da Misericórdia: plano piloto. Projeto, São Paulo, n. 133, jul. 1990.
BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Trad. Beatriz Mugayar Kühl. São Paulo, Ateliê Editorial, 2004.
CARBONARA, Giovanni. Architettura D’Oggi e Restauro. Un confronto antico-nuovo. Torino: UTET Scienze Tecniche, 2011.
CARBONNARA, Giovanni. Reintegrazione dell’Immagine. Roma, Bulzoni Editore, 1975/1976.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (BRASIL). Cartas Patrimoniais. 3ª ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Iphan, 2004, p. 93.
KÜHL, Beatriz Mugayar Notas sobre a Carta de Veneza. Anais do Museu Paulista, vol. 18, n.2. São Paulo, jul./dez. 2010, p. 297.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Cultura-mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NAHAS, Patricia Viceconti Nahas. Antigo e novo nas intervenções em preexistências históricas: a experiência brasileira (1980-2010). 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
VARAGNOLI, Claudio. Edifici da Edifici: la ricezione del passato nell’architettura italiana, 1990- 2000. L’industria delle costruzioni, Roma, anno XXXVI, n.368, nov./dic. 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais