Maquetes no ensino de história da arquitetura: experiências de estágio de ensino na FAUUSP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p46-61Palabras clave:
Ensino da história da arquitetura, maquetes, metodologia de ensinoResumen
Este artigo tem como objetivo comentar as atividades desenvolvidas durante os semestres no mestrado e no doutorado, em que colaborei como estagiário do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), no Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, e apresentar propostas como corolário dessa experiência (1996 e 2000/2001).Descargas
Referencias
BASTOS, Rosa. Miniaturas de história – O mundo, sob a ótica da arquitetura, está numa bonita exposição de maquetes feitas por alunos da FAU. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 jul. 1986.
CHING, Francis D. K. Architecture: Form, space and order. Nova York: Van Nostrand-Reinhold, 1979.
CLARK, Roger H.; PAUSE, Michael. Arquitectura – Temas de composición. Cidade do México: Gustavo Gili, 1987.
COSTA, Lúcio. Sobre Arquitetura. Porto Alegre: CEUA, 1962.
GOROVITZ, Matheus. Considerações sobre a natureza do ensino de história da arquitetura na formação profissional: Relato de uma experiência. Revista Pós – Anais do Seminário Nacional. O Estudo da história na formação do arquiteto. São Paulo: FAUUSP, n. especial, p. 135-144, set. 1996.
KATINSKY, Júlio Roberto. Sete proposições sobre história da arquitetura. Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 119-123, 1995.
KATINSKY, Júlio Roberto; MUNARI, Luiz Américo de Souza; LOURENÇO, Maria Cecília França. Projeto de “modelos” tridimensionais para estudantes do curso secundário. São Paulo: FAUUSP, s/d.
LEMOS, Carlos A. C. O estudo da história na formação do arquiteto. Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 34-39, 1995.
MUSCHAMP, Herbert. Piano projeta catedral do The New York Times. Trad. Maria de Lourdes Botelho. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 dez. 2000. Caderno 2, p. 18.
OLIVEIRA, Camila. Pedras lapidadas (sobre o auditório e centro cultural Kursaal Elkagunea em San Sebastian, Espanha). Revista AU – Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Editora Pini, n. 97, p. 66-75, ago./set. 2001.
PINHEIRO, Maria Lúcia Bressan. Por que estudar história da arquitetura? Revista Pós – O Estudo da História na Formação do Arquiteto. São Paulo: FAUUSP, número especial, p. 74-76, 1995.
RISSELADA, Max (Org.). Raumplan versus Plan Libre Adolf Loos and Le Corbusier 1919-1930. Delft, Holanda: Delft University Press, 1991.
a BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. Catálogo de exposição. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo e IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, 1997.
a BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA. Catálogo de exposição. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo e IAB-Instituto de Arquitetos do Brasil, 1999.
VENTURI, Robert. Complexity and contradiction in architecture. Nova York: MoMA – The Museum of Modern Art, 1968 (ed. orig. 1966).
ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1979.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais