Aprender sobre a cidade ou aprender com a cidade?: Projeto arte no Heliópolis (2009)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i28p234-249Descargas
Referencias
BERQUE, Augustin. La trajectivité des formes urbaines. In: SALGUEIRO, Heliana Angotti. Paisagem e arte: A invenção da natureza, a evolução do olhar. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE, 2000, São Paulo... Anais. São Paulo: CBHA/CIHA, 2000.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LEFEBVRE, Henry. The production of space. Tradução D. Nicholson-Smith. UK: Blackwell Pb., 1991.
GONÇALVES, Fábio Mariz. A cooperação entre a FAUUSP e a subprefeitura do Aricanduva para o projeto de espaços livres – Relato de uma experiência em andamento. In: VIII ENEPEA, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 2006.
SANDEVILLE JR., Euler. A herança da paisagem. 1993. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
SANDEVILLE JR., Euler. As sombras da floresta. Vegetação, paisagem e cultura no Brasil. 1999. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SANDEVILLE JR., Euler. O que sabem os que sabem? O universo simbólico das quantidades na educação. Ambiente Brasil. Disponível em: http:// www.ambiente.arq.br, Revista Brasil, São Paulo, 2002.
SANDEVILLE JR., Euler. O que fazer com a Universidade e o ensino de paisagismo agora? In: VI ENEPEA, 2003, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2003.
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagens e métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana. Paisagens em Debate, São Paulo: FAUUSP, v. 2, p. 1, 2004. Disponível em: http://espiral.net.br/ seção biblioteca. Acesso em: 30 jan. 2008.
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagem. Paisagem e Ambiente – Ensaios, São Paulo: FAUUSP, n. 20, p. 47-59, 2005.
SANDEVILLE JR., Euler. HIJIOKA, Akemi. Flores da cerejeira e da paineira (paisagens). Paisagem e Ambiente – Ensaios, São Paulo: FAUUSP, n. 24, p. 201-207, 2007.
SANDEVILLE JR., Euler. Fórum Permanente da Paisagem: Bacia Pirajussara (Módulo 1). Revista Pós, São Paulo: FAUUSP, 2007a.
SANDEVILLE JR., Euler. Fundamentos. In: SEMINÁRIO ENSINO ARQUITETURA E URBANISMO, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 2007.
SANDEVILLE JR., Euler. Disciplina e conhecimento. In: SEMINÁRIO ENSINO ARQUITETURA E URBANISMO, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 2007.
SANDEVILLE JR., Euler. Participação e universidade, universidade e participação. In: SEMINÁRIO NACIONAL PAISAGEM E PARTICIPAÇÃO: PRÁTICAS NO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 2007.
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagens vivenciadas, educação-pesquisa-aprendizado em ação. In: X ENEPEA, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FAUUSP, 2010ª.
SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem do município como território educativo. In: PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila;
RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que educa: Fundamentos e propostas. São Paulo: ED,L, v. 1, 2010b.
RAMALHO, Priscila (Orgs.). BROERING, Andréa; ANGILELI, Cecilia Machado. Paisagem, cultura e participação social. In: X ENEPEA, 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais