Vila Penteado, o "manifesto"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i5p33-48Resumo
O edifício de valor histórico e cultural Vila Penteado situado na rua Maranhão 88, abriga hoje a sede do curso de pós-graduação da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da USP Seu estado de conservação inspira cuidados, sendo que recentem ente sofreu desabamentos de parte da estrutura do forro. O esforço de restauro das partes internas, principalmente a recuperação das pinturas que até recentem ente se encontravam totalmente cobertas por tinta branca, deu-nos uma mostra da raridade do expressivo exemplar Art Nouveau na cidade paulistana. Na disciplina "Mensagens Visuais Integradas" lecionada no 22 semestre /1994, sob a responsabilidade da Profa Dra Élide Monzeglio, uma equipe de trabalho resolveu aproveitar a ocasião para desenvolver uma campanha de sensibiliza ção da comunidade acadêmica, da opinião pública e principalmente da classe empresarial, frente à importância de unir esforços no sentido da viabiliza ção técnica e financeira para uma ação de abrangência efetiva do restauro deste edifícioDownloads
Referências
EKMAN, Carlos. Recordações de minha vida. In: HOMEM, Maria C. N.;e MACHADO, Lúcio Gomes. Vila Penteado. São Paulo. FAUU SP/Secreta ria da Cultura, Ciência eTecnologia do Estado de São Paulo. 1976.
HOMEM, Maria Cecília N. Uma família paulistana. In: HOMEM e MACHADO, op. cit.
PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno. 23 ed. Lisboa: Ulisséia, 1948.
REIS FILHO, Nestor Goulart. O edifício da Vila Penteado em 1976. In: HOMEM e MACHADO, op. cit.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais