Do Litoral ao Planalto a Conquista da Serra do Mar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p150-167Resumo
O presente trabalho representa resumo de uma pesquisa que se propôs a estudar a história das ligações do litoral com a cidade de São Paulo. Foi registrado a redescoberta, o balizamento e a reconstituição do traçado da calçada do Lorena, obra de engenheiros militares, executada em 1792, destinada ao tráfego de mulas. Segue-se o estudo da primeira estrada que permitia o tráfego de veículos, a Estrada da Maioridade a qual, adaptada à época rodoviária, deu origem ao atual Caminho do MarDownloads
Referências
A BAIXADA SANTISTA: Aspectos geográficos. São Paulo: Departamento de Geografia da FFLCH/USP, 1965. 4v.
FERREZ, Gilberto. O Brasil do primeiro reinado visto pelo botânico William John Burchell 1825/1829. Rio de Janeiro: Fundação Moreira Salles/Fundação Pró-Memória, 1981.
KIDDER, Daniel P., FLETCHER, J. C. Brazil and the Brazilians. Filadélfia: Childs & Peterson, 1857.
LANDSEER. São Paulo: Cândido Guinle de Paula Machado, 1972.
TOLEDO, Benedito Lima de. O Caminho do Mar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 1, p. 37-51, 1966. (Separata).
TOLEDO, Benedito Lima de. 0 Real Corpo de Engenheiros na Capitania de São Paulo, destacando-se a obra do Brigadeiro João da Costa Ferreira. São Paulo: João Fortes Engenharia, 1981.
TOLEDO, Benedito Lima de.. Projeto Lorena. Os caminhos do mar: Revitalização, valorização e uso dos bens culturais. São Bernardo do Campo: Prefeitura do Município, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais