Entre semiótica e estética no patrimônio edificado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2021.168871Palavras-chave:
Imagem arquitetônica, Patrimônio cultural, Estética, SemióticaResumo
Este estudo trata da construção de imagens no patrimônio cultural à luz da semiótica e da estética, envolvendo um diálogo entre arquitetura, percepção, imagem e identidade. De igual modo, discute a necessidade de preservação dos bens culturais no Brasil com base em sua dimensão cultural e não a partir de um historicismo mais ou menos mimético. O referencial teórico é pautado na concepção de Charles Peirce (2005) acerca da semiótica e respalda o debate sobre a aplicação dessa teoria na sua relação com a estética e com o patrimônio cultural. O contexto conceitual-metodológico também aborda o conceito de imagem na arquitetura, abrangendo autores do campo do patrimônio e apresentando conceitos da teoria do restauro que permanecem atuais na contemporaneidade. O objetivo geral é discutir a matéria dos bens culturais edificados como subsídios para a preservação dos valores e da imagem dos lugares acautelados. O resultado pretendido é demonstrar, de maneira teórico-argumentativa, reflexões sobre a conexão entre a semiótica de Charles Peirce, a partir de suas contribuições a respeito dos princípios da linguagem visual, e a estética no patrimônio edificado enquanto experiência cognitiva.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d’água, 1991.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução Beatriz Mugayar Kühl. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.
BROADBENT, Geoffrey. Um guia pessoal descomplicado da teoria dos signos na arquitetura (1977). In: NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para arquitetura. Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003.
CHAUI, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 10 ed. São Paulo: Ática, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editora Contraponto; 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KÜHL, Beatriz Mugayar. O tratamento das superfícies arquitetônicas como problema teórico da restauração. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 12, p. 309-330, 2004.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: I Fórum Nacional do Patrimônio cultural: Sistema nacional de Patrimônio cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Ouro Preto, MG. Brasília: Iphan, 2012.
NESBITT, Kate (org). Uma nova agenda para arquitetura. Antologia Teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2000.
NETTO, J. Teixeira Coelho. A construção do sentido na arquitetura. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PAOLETTI, Jo Barraclough. Pink and Blue: Telling the Girls From the Boys in America. Indiana: Indiana University Press, 2013.
PEIRCE, CHARLES. S. Semiótica. Tradução José Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese. Tradução Elaine Ribeiro Peixoto e Albertina Vicentine. Goiânia: Ed. Da UCG, 2006.
SANTAELLA, L. O que é a semiótica. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANT’ANNA, Marcia. Da cidade-monumento à cidadedocumento. Salvador: Oiti Editora, 2014.
STEVENS, Garry. O círculo privilegiado. Fundamentos sociais da distinção arquitetônica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
VENTURI, Robert; BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
VESSEL, Edward A; STARR, Gabrielle G. ; RUBIN, Nava. The brain on art: intense aesthetic experience activates the default mode network. 2012. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2012.00066/full, acesso 06 jan 2020.
ZONNO, Fabiola do Valle. Lugares complexos: poéticas da complexidade. Entre arquitetura, arte e paisagem. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana da Silva Florenzano, Gisele Montalvão Freixo, Ethel Pinheiro Santana
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.342796/2019