Notas sobre subjetividade e objetividade no Meister de Goethe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.178960Palavras-chave:
Wilhelm Meister, Goethe, Estética, BildungResumo
Sabe-se que o romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister [Wilhelm Meisters Lehrjahre], publicado entre 1795 e 1796 por Goethe, representa um paradigma na literatura moderna ocidental, principalmente por ser amplamente considerado como o representante definitivo daquilo que conhecemos por romance de formação [Bildungsroman], porém, tal constatação não contempla a vasta e complexa rede de significação filosófica da obra. Partindo deste diagnóstico, e à luz de outros textos de Goethe, bem como de sua fortuna crítica, o presente trabalho tem por objetivo analisar alguns dos movimentos reflexivos e narrativos empreendidos por Goethe na história de Wilhelm Meister, sobretudo as relações entre subjetividade e objetividade, as quais emergem de importantes discussões elaboradas ao logo da obra acerca de noções como dever, querer, destino e acaso.
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