As representações do “otário” na lógica da malandragem: uma abordagem comparativa entre cinema e literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v11i1pe00112001Palavras-chave:
malandragem, representações, narrativas, literatura, cinemaResumo
O presente ensaio propõe-se a uma reflexão sobre as categorias “malandro” e “otário” a partir de uma abordagem comparativa entre o romance “Cidade de Deus” (1997) e o filme “A Vizinhança do Tigre” (2014). Retomando a linha de pensamento sobre o tema, aberta por Antônio Candido, aqui é explorada a tese de que a representação do “otário” nas obras em questão materializa um expoente para violência gerada pela inadequação do malandro na estrutura social. Conclui-se, portanto, que a representação do “ser otário” constitui um território de paz inalcançável, posto que a malandragem propõe a subversão dos ideais desenvolvimentistas por meio da exacerbação da violência.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antônio. Dialética da Malandragem. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (8), 67-89, 1970. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i8p67-89. Acesso em 23 de nov. de 2021.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
ROCHA, João Cézar. A guerra de relatos no Brasil contemporâneo. Ou: a “dialética da marginalidade”. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFSM), n. 32, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11909. Acesso em 23 de nov. de 2021.
SCHWARZ, Roberto. Pressupostos, salvo engano, de “Dialética da Malandragem”. In: Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
A VIZINHANÇA do tigre. Direção de Affonso Uchôa. Produzido por Katásia Filmes. Brasil: distribuição própria. 2014. 1h34m05s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSVu22lnuTw. Acesso em 23 de nov de 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Primeiros Estudos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.