Trajadas com véus, apagadas pelos discursos: as vivências de mulheres muçulmanas nas escolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12i1pe00122002Palavras-chave:
Muçulmanas, Intolerância Religiosa, Hijab, Educação Básica BrasileiraResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as experiências do uso do véu islâmico nas escolas brasileiras. Para tal, discute-se como mulheres, jovens e meninas muçulmanas percebem e refletem sobre os modos como suas vestimentas são percebidas no ambiente escolar, com enfoque no imaginário popular construído sobre esses sujeitos e suas vestes. Partindo do paradigmático caso das leis francesas que proíbem o uso do hijab (véu) em espaços públicos, como as escolas, procura-se compreender como essa forma de vestir é vista no Brasil através da análise das práticas e discursos empreendidos nos espaços escolares brasileiros. Por fim, conclui-se que as escolas possuem o potencial tanto de reproduzir a marginalização desse grupo como de romper com os estereótipos ligados aos muçulmanos pelo Ocidente.
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