A direita na Universidade de São Paulo: uma análise da comunidade discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12i1pe00124007

Palavras-chave:

Posicionamento político estudantil, Universidade de São Paulo, direita política, identificação ideológica

Resumo

O presente artigo, desenvolvido como projeto de pesquisa na disciplina de “Métodos e Técnicas de Pesquisa”, buscou descrever e analisar o perfil dos estudantes de direita da USP, mais especificamente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Escola Politécnica (POLI). O problema da pesquisa consistiu na identificação de padrões nas suas características sociais e ideológicas e no seu enquadramento às correntes da direita política. Mediante o referencial teórico apresentado por Silva (2014) e Sousa (2022) a respeito da direita e da concepção de ideologia proposta por Adorno (2019 [1950]), os resultados — obtidos por meio da aplicação de questionários e da análise de perfis de redes sociais — indicam que esses alunos são predominantemente liberais e apresentam características sociais e políticas comuns, além de propagarem discursos condizentes aos seus posicionamentos ideológicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Marques Santos Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Estudante de graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É estagiário na Divisão de Planejamento de Pessoal (DPP) da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). Foi pesquisador de Iniciação Científica no Centro de Estudos da Metrópole (CEM) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no projeto de pesquisa "O papel da regulação subnacional na mediação da implementação de políticas nacionais", sob orientação do Prof. Dr. Adrian Gurza Lavalle, e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), no qual é membro associado ao Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC). Integra a Coordenação da Primeiros Estudos Revista de Ciências Sociais (1E), uma publicação eletrônica de caráter científico organizada por estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais da FFLCH-USP que visa estimular e aproximar estudantes universitários de graduação e recém-formados da produção de artigos, resenhas e traduções com temas vinculados à Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Seus principais interesses acadêmicos e profissionais estão voltados para as políticas públicas e sociais, com ênfase em gestão pública, relações institucionais e governamentais e entre Estado e sociedade, federalismo, burocracias e capacidades estatais, governança, gestão de pessoas no setor público e políticas de combate à pobreza e às desigualdades sociais.

  • Bento Montenegro Monteiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Participou de intercâmbio acadêmico na Sciences Po Saint-Germain-en-Laye, vinculada à Cergy Paris Université (França), no primeiro semestre de 2025, com bolsa de mérito concedida pela AUCANI/USP. Integra a Comissão Editorial da Primeiros Estudos – Revista de Ciências Sociais e atuou como monitor voluntário na disciplina “Antropologia II: Questões da Antropologia Clássica” (2023).

  • Bruno Assumpção Olivieri, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Estudante de graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pesquisador de Iniciação Científica na área de racismo e colonialismo nas Relações Internacionais sob orientação do Prof. Dr. Bruno Huberman, com bolsa PIBIC-CEPE. Seus principais interesses são sociologia, ciência política e pedagogia.

  • João Victor Berto da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    É graduando em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Seus principais interesses de pesquisa incluem sociologia da religião, evangélicos e direita.

Referências

ADORNO, Theodor. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

ALMEIDA, Ronaldo de. Roteiro para o emprego de grupos focais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Bloco Qualitativo. São Paulo: CEBRAP, pp. 42-59, 2016.

CELLARD, André. A análise documental. In: Poupart, Jean. A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. A. C. Nasser. Petrópolis, Vozes, pp. 295-316, 2008 [1997].

GUAN, Miaofang; NISHIJIMA, Marislei. Posição Ideológica dos Alunos da USP: pesquisa sobre valores socioeconômicos e políticos. Boletim de Informações FIPE, 498, pp. 16-27, 2021.

JESUS, Maria Gorete Marques de; ALMADA, Pablo Emanuel Romero; AMARAL, Maria Celano de Souza. A “Corte” nas redes: Uma análise dos perfis dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Twitter. Plural, 30(01), pp. 43-69, 2023.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Bloco Quantitativo. São Paulo: CEBRAP, p. 10-31, 2016.

LIMA, Márcia. O uso da entrevista na pesquisa empírica. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Bloco Qualitativo. São Paulo: CEBRAP, p. 24-41, 2016.

MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal Rovira. Populism: A very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2017.

NORRIS, Pippa; INGLEHART, Ronald. Cultural backlash: Trump, Brexit, and authoritarian populism. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

ROCHA, Camila. Menos Marx, mais Mises: O liberalismo e a nova direita no Brasil. São Paulo: Todavia, 2021.

SILVA, Gustavo. Conceituações teóricas: esquerda e direita. Humanidades em diálogo, 6, pp. 149-162, 2014.

SOUSA, Renan Silva de et al. A identidade da direita em narrativas de seus militantes numa universidade brasileira. In: Psicologia: Ciência e Profissão, 42, pp. 1-16, 2022.

TORINI, Danilo. Questionários on-line. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Bloco Quantitativo. São Paulo: CEBRAP, pp. 52-75, 2016.

Downloads

Publicado

2025-11-16

Edição

Seção

Dossiê "Métodos em Ação"

Como Citar

Silva, G. M. S., Monteiro, B. M., Olivieri, B. A., & Silva, J. V. B. da. (2025). A direita na Universidade de São Paulo: uma análise da comunidade discente. Primeiros Estudos, 12(1), e00124007. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12i1pe00124007