Hércules 56: uma análise do cinema documental e reflexões sobre a teoria social da memória coletiva

Autores

  • Veridiana Domingos Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i1p62-80

Palavras-chave:

sociologia do cinema, ditadura militar, memória coletiva

Resumo

O artigo apresenta uma análise sociológica do documentário Hércules 56, que retrata o episódio do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, durante a ditadura militar brasileira, com base no relato de alguns envolvidos na ação. O texto, em um primeiro momento, se atenta à análise da unidade fílmica e suas construções de sentidos, para, em um segundo momento, lançar uma discussão, tendo como referência a memória dos entrevistados no documentário, sobre a teoria social da memória coletiva de Maurice Halbwachs.

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Biografia do Autor

  • Veridiana Domingos Cordeiro
    Cursa bacharelado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de sociologia, principalmente nos temas: violência e memória coletiva.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cordeiro, V. D. (2011). Hércules 56: uma análise do cinema documental e reflexões sobre a teoria social da memória coletiva. Primeiros Estudos, 1, 62-80. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i1p62-80