Apresentação do I dossiê "Métodos em Ação"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v12ipe00124001Keywords:
Apresentação, DossiêAbstract
É com satisfação que anunciamos o primeiro dossiê “Métodos em Ação”, que agrega estudos feitos no bojo da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa II entre os anos 2022 e 2023. O objetivo do dossiê é apresentar os resultados dos trabalhos a um público mais amplo, até então restrito a seus colegas, orientadores e ouvintes do seminário de Métodos em Ação, que, desde 2025, passou a ser organizado pelo Eixo Métodos do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS), vinculado ao Departamento de Sociologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Downloads
References
BUENO, Belmira; TAVARES, Marcos; TONETO Jr, Rudinei. Perfil dos ingressantes USP 2022: Assessoria e coordenação acadêmico-pedagógica e técnico-administrativa para acompanhamento dos concursos Vestibular e Transferência Externa (Relatório técnico). São Paulo: FUVEST, 2022.
JIRÓN, Paola. “On becoming ‘la sombra / the shadow’”. In Mobile Methods, 2010.
MARQUES, Giovanna et al. “Entre o silêncio e a denúncia: A subnotificação de casos de violência de gênero na Universidade de São Paulo”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MENEZES, Paulo. “O cinema documental como representificação: verdades e mentiras nas relações (im)possíveis entre representação, documentário, filme etnográfico, filme sociológico e conhecimento”. In: NOVAES, S.C. et al. (orgs.). Escrituras da Imagem. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2004, p. 21-45.
MONTENEGRO MONTEIRO, Bento et al. “A direita na Universidade de São Paulo: Uma análise da comunidade discente”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
PEREIRA, Millena.; GONÇALVES, Verônica; MAGALHÃES, Yasmin. Cultura popular, classe social e identidade através do futebol de várzea: Uma leitura sociológica do cotidiano do Jardim Verônia Esporte Clube de Ermelino Matarazzo. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025.
REPA, Marcus. “Sociologia dos videogames: Caminhos e labirintos para análise de jogos digitais nas Ciências Sociais”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
RINALDI, Eric; ALVES, Caio; MANÇANO, Tales. “A significância [da] estatística: sobre a formação e as disputas pela ciência política legítima”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
ROIZMAN, Mary Ann et al. “Perspectivas de Futuro da Juventude: Um diagnóstico”. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 12, 2025.
TRIGILIO, Ana Yuki; CANELLATO, Clara; ODA, Milena. “O que transita comigo? Um estudo sobre a experiência desigual de universidade sob a ótica da mobilidade urbana. Primeiros Estudos, Revista de Ciências Sociais, v. 12, 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Guilherme Olímpio Fagundes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.