Processos políticos e a produção de papéis e significados: uma análise das relações entre o Estado e o movimento LGBT na criação do Centro de Referência GLTTB de Campinas – SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p156-166Palabras clave:
movimento LGBT, Estado, homossexualidade, movimentos sociais, políticas públicasResumen
O presente artigo tem como foco a análise do processo político que levou àcriação do Centro de Referência GLTTB de Campinas, primeira política pública aoferecer assistência social, jurídica e psicológica a LGBT no Brasil. Assim sendo, serãoenunciados os atores envolvidos, privilegiando as relações estabelecidas entre aquelespertencentes ao Estado e ao movimento LGBT. A análise recai sobre a produçãorelacional e processual de categorias simbólicas através das quais atores sociaispresentes em processos políticos locais compreendem sua ação política, isto é, seudiscurso acerca de sua ação política. Evidenciando assim os múltiplos pertencimentosinstitucionais dos atores envolvidos no processo político aqui tratado, bem como, aporosidade das fronteiras entre Estado e movimento LGBT, colaborando para a crítica aanálise que toma tais entidades como discretas e homogêneas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.