Empresas intensivas em conhecimento: internacionalização, interação com o Estado e com a universidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p90-100Palavras-chave:
inovação tecnológica, hélice tríplice, internacionalizaçãoResumo
Este artigo elabora sobre dados produzidos pela pesquisa realizada pela profª.S. K. Guimarães, que analisou seis empresas intensivas em conhecimento, bemsucedidas em suas atividades de inovação e de internacionalização. Segundo a autora, ointeresse do tema decorre da relevância da inovação e internacionalização para odesenvolvimento econômico sustentável, na atualidade. O artigo examina os processosde internacionalização a partir do exame de condições institucionais e sócioeconômicas, bem como, valores presentes entre os empreendedores, que os fazemperseguir a internacionalização, apesar das dificuldades, em um país como o Brasil.Essas questões foram examinadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadasentre empreendedores de empresas internacionalizadas. O presente artigo estendeu aanálise, utilizando-se dos dados já coletados, de alguns resultados produzidos pelapesquisa acima indicada e, também, pelo survey realizado pelo mesmo grupo. Algunsestudos afirmam que na chamada economia do conhecimento, para que se efetive ainovação qualificada, capaz de alcançar a internacionalização, seria fundamentalconsolidar a interação entre empresa, universidade e Estado. Partindo deste pressuposto,este artigo foca sobre a natureza da interação entre empresas, universidades e Estado,nas empresas investigadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado e atesto o ineditismo do texto enviado.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.