Prometeo, El Grill y la Migración
Análisis de las películas ecuatorianas Prometeo Deportado y El Grill de César
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.146189Palavras-chave:
Migración, Prometeo deportado, Grill de César, EcuadorResumo
La crisis económica de Ecuador de 1999, ocasionó la migración al exterior de tres millones de ciudadanos. Ese éxodo masivo ha sido el mayor en la historia de este país latinoamericano. El presente artículo indaga en las consecuencias de la migración vistas desde el arte cinematográfico. Analiza dos películas de directores ecuatorianos: la ficción Prometeo deportado de Fernando Mieles, realizada en 2010 y que cuenta la historia de un grupo de ecuatorianos encerrados en una sala de un aeropuerto europeo, en espera de ser deportados, y el documental El grill de César de Darío Aguirre, producido en 2013, que narra el retorno al país del hijo migrante y el reencuentro con su padre. Más allá de los estudios y de las cifras que se pueden citar en torno al problema social más significativo para el Ecuador en la década inicial del Siglo XXI, es a través del arte, y en este caso específico del cine, como se puede “sentir” lo que ha representado para este país el drama de la migración.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.