O entre-lugar da cultura pop(ular) na América Latina
criação e crítica contemporâneas nestes trópicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.160447Palavras-chave:
Entre-lugar, Cultura pop, América Latina, Cosmopolitismo, ValorResumo
Este artigo se propõe a analisar o conceito de “entre-lugar” trabalhado por Silvianno Santiago como forma de conceber a criação da cultura pop na América Latina. Busca-se defender um novo discurso em relação à cobertura da crítica cultural sobre essa cultura contemporânea. Objetiva-se compreender como a cultura pop latino-americana se conecta a uma cultura pop global, sobretudo diante do fenômeno do cosmopolitismo estético. Por fim, será abordada a questão da cultura enquanto valor com o intuito de analisar como que tal regimento pode obedecer a critérios pensados a partir das experiências culturais destes trópicos e não a critérios meramente importados.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. In: Cadernos de Estudos Culturais, v. 1, p. 73-82, 2009. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/cadec/article/view/2184 Acesso em: 23/10/2019.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
EAGLETON, Terry. A cultura em crise. In: A ideia de cultura. Lisboa: Temas e Debates, 2003. p. 49-71.
FOUCAULT, Michel. Aula de 5 de janeiro de 1983. In: O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982/1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 25-39.
FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge/Massachusett: Havard University Press, 1996.
JANOTTI JR., Jeder. Simon Frith: sobre o valor da música popular midiática. In: Comunicação e estudos culturais. GOMES, Itania; JANOTTI JR., Jeder. (Orgs.). Salvador: Edufba, 2011. p. 133-145.
JANOTTI JR., Jeder. (2015). Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério. (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós. p. 45-56.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MIGNOLO, Walter. Historias locales, diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.
MIGNOILO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. LANDER, Edgardo (Org.). Buenos Aires: CLACSO, 2005.
REGEV, Motti. Pop-Rock Music: Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity. Cambridge: Polity, 2013.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre a dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-26.
SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério. (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2015. p. 19-33.
VLADI, Nadja. O sotaque pop da sofrência: as estratégias de comunicação do arrocha para se posicionar como música pop mundial. Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.
WILLIAMS, Raymond (1961). The Long Revolution. Londres: Chatto & Windus.
WILLIAMS, Raymond (1979). Conceitos básicos - cultura. In: Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar. p. 16-26.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.