O cinema de Sara Gómez: uma leitura sobre o contexto pós-revolução em Cuba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.169808Palavras-chave:
Cinema, Sara Gómez, Dicotomias, Modernidade, IdentidadesResumo
Este artigo apresenta aspectos do cinema da cineasta cubana Sara Gómez a partir da análise de alguns dos elementos presentes em seu único longa-metragem De cierta manera (1974). O filme subsidia discussões sobre a sociedade cubana no período pós-revolução de 1959, os problemas sociais, os conflitos e dicotomias existentes entre antigos valores e tradições diante do processo de transformação em curso. Apesar de considerar a leitura de que o filme apresenta uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade cubana dos anos 1970, proponho uma reflexão sobre a questão da crise das identidades perante o processo modernizador.
Downloads
Referências
AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, García Espinosa, Sanjinés, Alea – Teorias de cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora 34/Edusp, 1995.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Tradução: Carlos Felipe Moisés; Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
DAVIES, Catherine. Modernity, masculinity and Imperfect Cinema in Cuba. Screen, v. 38, n. 4, winter 1997. Glasgow, Scotland, UK, pp. 345‐359.
DÁVILLA, Ignacio Del Valle; VILLAÇA, Mariana. Revolução Cubana e documentário – 60 anos. DOC On-line, p.2-11, set.2019. Disponível em: < http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/650/467> Acesso em 12 jul. 2020.
FILMER, Paul. A estrutura do sentimento e das formações sócios-culturais: o sentido de literatura e de experiência para a sociologia da cultura de R. Williams. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.14, p. 371-396, 2009. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1944/1582> Acesso em 17 mai. 2020.
GÓMEZ, Sara. Respuestas a una encuesta sobre el cine documental didáctico. Pensamiento Crítico, 42, 1970.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JARBADO, Mercedes (Org.). Feminismos negros: una antologia. Madrid: Traficantes de sonhos/Mapas, 2012.
MESQUITA, Cláudia Cardoso; VEIGA, Roberta. O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De cierta manera. In: Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 11 a 14 jun.2019, p. 1-20. Disponível em: < http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_R23FBX7T3FTK5NEJQL1Q_28_7837_22_02_2019_11_49_12.pdf> Acesso em 12 mai. 2020.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira: pontos de partida para uma revisão histórica. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1977.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2017.
RICH, B. Ruby. An/Other view of New Latin American Cinema. Iris – a jornal of theory on image and sound, n.13, 1991, pp. 5‐27.
SCHUTZ, Alfred. Collected Papers. The Hague: Nijhoff, 1962, v.2.
THOMPSON, Edward P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VALDÉS LEÓN, Camila. De cierta manera. Lecturas de Frantz Fanon en Sara Gómez. Cuadernos del Caribe, San Andrés Isla, n. 19, p.45-51, jan-jun.2015. Disponível em: < https://revistas.unal.edu.co/index.php/ccaribe/article/view/53508> Acesso em 12 mai. 2020.
VEIGA, Ana Maria. Radicalizar e “Cine Imperfecto” cubano – Sara Gómez. História Revista, Goiânia, v.23, n.1, p.28-48, jan./abr. 2018. (DOI: hr.v23i1.51912)
VILLAÇA, Mariana. Aproximações e tensões entre o ICAIC e a política cultural em Cuba. Ideas: Idée d’Amériques, Paris, n.7, p. 1-15, Printemps/Été, 2016. (https://doi.org/10.4000/ideas.1366)
VILLAÇA, Mariana. Cinema Cubano. Revolução e Política Cultural. São Paulo: Alameda, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cleonice Elias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.