As políticas de educação dentro do regionalismo pós-hegemônico Mercosulino:
uma análise a partir dos documentos das cúpulas sociais do Mercosul e do plano estratégico de ação social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.186013Palavras-chave:
Regionalismo Pós-Hegemônico, MERCOSUL, CSM, PEAS, EducaçãoResumo
A partir da análise das políticas de educação voltadas à integração regional sul-americana, este estudo procura responder se houve avanços dentro do regionalismo pós-hegemônico, em sua dimensão social, que se configurou no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), com base nos documentos das Cúpulas Sociais do MERCOSUL (CSM) e do Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS). Para tal, além da pesquisa bibliográfica, se analisaram as Declarações e os Documentos de Trabalho das CSM e do PEAS. Conclui-se que houve avanços na participação social para elaboração de propostas de políticas educacionais; contudo, as limitações de institucionalização do bloco impedem a sua execução.
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