A descolonização literária latino-americana segundo Gutiérrez
uma releitura anti-exótica sobre a obra Trilogía sucia de La Habana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2021.186230Palavras-chave:
Trilogía sucia de La Habana, Pedro Juan Gutiérrez, Exotismo, Literatura latino-americana, Crítica DescolonialResumo
Este artigo fundamenta a tese da descolonização literária latino-americana por meio de uma proposta de releitura anti-exótica sobre a obra Trilogía sucia de La Habana (1998) do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez (1950- ). A releitura foi realizada a partir da percepção da obra como uma experiência da literatura na América Latina que deve ser compreendida a partir dos movimentos descoloniais do seu autor, do propósito de não aderir a modelos hegemônicos do campo literário e de criar caminhos condizentes com o seu lugar de expressão. Tal movimento foi fundamentado a partir de uma retomada da teoria crítica literária de Silviano Santiago (1936 - ) sobre o entre-lugar do discurso latino-americano, que nos serviu como fio condutor analítico. Nesse trajeto, estabelecemos diálogos com outros estudos sobre tradução cultural e literária neste continente, especialmente quanto a abordagens teóricas da antropofagia, heterogeneidade, transculturação narrativa, assim como com os estudos decoloniais latino-americanos, dentre outros estudos pertinentes, no intuito de evidenciarmos na Trilogía a tese da descolonização literária proposta por Gutiérrez. Assim, subvertemos o exotismo imposto pela crítica euro-estadunidense a esta obra apontando caminhos plausíveis para abordagens críticas sobre a mesma
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