Os alunos latino-americanos não mexicanos da Escuela Superior de Pintura y Grabado La Esmeralda nas décadas de 30, 40 e 50
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200102Palavras-chave:
Muralismo Mexicano, Arte Mural, Pintura Mural, Escuela de Pintura Escultura y Grabado La Esmerald, Arte Latino-americanaResumo
Este artigo é um estudo de História da Arte e apresenta uma investigação sobre os alunos latino-americanos não mexicanos que estudaram na Escuela Nacional de Pintura, Escultura y Grabado La Esmeralda (México) e que se tornaram muralistas nas décadas de 1930, 1940 e 1950. O artigo é um recorte da pesquisa de mestrado Muralismo, Muralismos – o Muralismo Mexicano e seu impacto sobre a Arte Latino-Americana, um levantamento iconográfico e bibliográfico da arte mural na América Latina, que permite analisar o impacto que o Muralismo Mexicano exerceu sobre a Arte e os artistas latino-americanos. Alguns artistas que estudaram em La Esmeralda se tornaram muralistas pioneiros no retorno a seus países de origem. A partir da pesquisa de mestrado, foram levantados todos os artistas latino-americanos que estudaram em La Esmeralda, e analisamos os textos mais importantes sobre a obra dos seguintes muralistas: a salvadorenha Violeta Bonilla; o costa-riquenho Francisco Amighetti; o venezuelano Pedro León Zapata; a guatemalteca Rina Lazo e o canadense naturalizado mexicano Arnold Belkin, que viveu e trabalhou a maior parte de sua vida no México.
Downloads
Referências
BARBOSA, Carlos Alberto. A Revolução Mexicana. São Paulo: Editora da UNESP, 2010. ISBN 978-8539300426
BARRERA CALLEJAS, Laura Carolina; FÚNEZ ESTRADA, Katya Margarita; PALACIOS SIGÜENZA, David Adonay. Registro histórico del muralismo en El Salvador desde el siglo xix hasta el año 2017. Docente Asesor: Msi. Carlos Alberto Quijada Fuentes. 2017. 132f. Tese de Bacharelado/Licenciatura - Escuela Artes Plásticas, Facultad de Ciencias y Humanidades, Universidad de El Salvador, El Salvador, 2017. Disponível em: https://ri.ues.edu.sv/id/eprint/16619/ Acesso em: 23 set. 2022.
BENTO DE ANDRADE, Leonardo. Diego Rivera e José Guadalupe Posada: a construção de uma narrativa de unificação nacional. Revista Vernáculo, n. 48 – 2o. sem./2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rv.v0i48.74859
BERTÉ, Odailso Sinvaldo. A professora Frida Kahlo: cores para uma (est)ética da docência. Revista Digital do LAV, v. 11, n. 1, p. 54-82, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983734831479.
CRUZ DOMÍNGUEZ, Jorge Alejandro. Imágenes Revolucionarias. Zapata y Sandino interpretados por Arnold Belkin. Assessor de tesis: Dr. Enrique Camacho Navarro. ene. 2014. 173f. Tesis de Licenciatura. Colegio de Estudios Latinoamericanos. Faculdad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México. DF. México, 2014. Disponível em : http://132.248.9.195/ptd2014/enero/0707357/0707357.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.
ESTEVA-GRILLET, Roldán. La decoración mural en Venezuela: apuntes para una historia. Anales Del Instituto De Investigaciones Estéticas, v. 22, n. 77, set./dez. 2000. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-12762000000200008. Acesso em: 23 set. 2022.
GALINDO FLORES, Eduardo; GONZALEZ CASTANEDA, Mónica; RODRIGUEZ MEDINA, Daniel. La gráfica popular, un referente de la identidad del diseño gráfico mexicano. Cuad. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. (Ensayos), n. 101, p. 90-105, 7 dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18682/cdc.vi101.4087
GONZÁLEZ MATUTE, Laura. Los Fridos: Una experiencia compartida, cuatro individualidades. Piso 9, 7 set. 2018. Disponível em: https://piso9.net/los-fridos-una-experiencia-compartida-cuatro-individualidades/. Acesso em: 23 set. 2022.
INBAL (Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura). Museo Mural Diego Rivera. Disponível em: INBAL - Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2021 [Antigo INBA Instituto Nacional de Bellas Artes DO México, 2016]. Disponível em: https://inba.gob.mx/recinto/46/efiartes2020. Acesso em 15 abril 2022.
KUNZLE, David. The Murals of Revolutionary Nicaragua, 1979 –1992. Los Angeles, EUA: University of California Press, 1995. ISBN: 978-0520081925
LAZO, Rina. Recuerdos de una pionera. [Entrevista concedida a ORELLANA, Margarita de ] Artes de México. n. 120, mar. 2016, p. 2-7. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24878425. Acesso em: 23 ago. 2021
MIRKIN, Dina C. Crossing the Boundaries of Art Practice, Education, and Gender - Diego Rivera and Rina Lazo in Context. Revista Voices of Mexico, n. 101, p. 52-61, 2016. Disponível em: http://www.revistascisan.unam.mx/Voices/pdfs/10111.pdf . Acesso em: 23 set. 2022.
MORAGA-VALLE, Fabio. Educación, exilio y diplomacia: Vasconcelos, Mistral, Torres Bodet y la proyección internacional de sus ideas educativas, 1921-1964. Revista de Historia de América, n. 156, p. 61-94, ene. / jun. 2019. https://doi.org/10.35424/rha.156.2019.234.
RAMÍREZ SÁNCHEZ, Mauricio César. Influencias del muralismo mexicano en los muros de Costa Rica. Temas de Nuestra América Revista de Estudios Latinoamericanos, v. 33. 239-256, 2017. doi: https://doi.org/10.15359/tdna.33-e.12. Acesso em: 23 set. 2022.
SÁNCHEZ CELAYA, Georgina. Descripción iconográfica del mural Venerable abuelo maíz de Rina Lazo. Preprint. s/d. 10p. Disponível em: https://www.academia.edu/27897110/Descripci%C3%B3n_iconogr%C3%A1fica_del_mural_Venerable_abuelo_ma%C3%ADz_de_Rina_Lazo. Acesso em: 23 set. 2022.
SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA. Murales de la Ex Aduana de México. Murales de la Secretaría de Educación Pública. 2018. Disponível em: https://murales.sep.gob.mx/swb/demo/Exaduana. Acesso em: 22 ago. 2022.
TAPIA GONZÁLEZ, Martha Isabel. El caso de la restauración del Mural los Prometeos de Arnold Belkin en Managua, Nicaragua. Restaura Revista Electrónica De Conservación, n. 14, p. 247-260, 2019. Disponível em: http://www.revistas.unam.mx/index.php/cronicas/article/view/24544. Acesso em: 23 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Gomes Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.