A viagem de Abdias Nascimento a Buenos Aires: teatro, política e negritude numa chave transnacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200123Palavras-chave:
Abdias Nascimento, Teatro Experimental do Negro, Teatro del Pueblo, Teatro político, RacismoResumo
O presente trabalho tem como foco traçar panorama histórico da passagem de Abdias Nascimento pela América Latina, no início dos anos 1940, até sua estada de um ano, em Buenos Aires, como participante nas atividades pós-espetáculos e nas discussões sobre dramaturgia na companhia teatral Teatro Del Pueblo. Acreditamos que esta experiência por parte do então jornalista e depois dramaturgo, ativista e deputado nacional, influenciou diretamente sua concepção do Teatro Experimental do Negro, em seu retorno ao Brasil. Estamos interessados em pensar nesta viagem e nos vínculos estabelecidos com o Teatro del Pueblo a partir de uma perspectiva transnacional e interdisciplinar que nos permita refletir sobre a construção local de arquivos, a circulação de práticas teatrais políticas e a recuperação da memória da comunidade negra na Argentina.
Downloads
Referências
ALMADA, Sandra. Abdias do Nascimento. São Paulo: Selo Negro, 2009. (Coleção Retratos do Brasil)
CASTILLO, Cátulo. Hugo Devieri ‘El blanco que tiene el alma negra’. El Tamboril, n. 4, p. 10-12, 1943.
MACEDO, Márcio José de. Abdias do Nascimento: a trajetória de um negro revoltado (1914 - 1968). Orientador: GUIMARÃES, Antônio Sérgio. 2005. 248p. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Estudos Avançados, v. 18, n. 50, p. 209-224, abril 2004 [1997]. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000100019.
PELLETTIERI, Osvaldo. El Teatro del Pueblo y sus puestas de los textos de Robert Arlt. In: PELLETTIERI, Osvaldo. (ed.). Roberto Arlt: dramaturgia y teatro independiente. Buenos Aires: Galerna, 2000, p. 43-55.
PELLETTIERI, Osvaldo. Algunos aspectos del “teatro de arte”, en Buenos Aires. In: PELLETTIERI, Osvaldo (dir.). Teatro del pueblo: Una utopía concretada. Buenos Aires: Galerna/ Fundación Somigliana, 2006, p. 69-158.
SEIBEL, Beatriz. Historia del teatro argentino II 1930-1956: Crisis y cambios. Buenos Aires: Corregidor, 2010.
SEMOG, Éle; NASCIMENTO, Abdias. do. Abdias do Nascimento: o griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliane de Souza Almeida, Pamela Gionco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0).
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio, desde que sejam observadas as regras da licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0):
- O uso do material copiado e ou reproduzido no todo ou em partes deve se destinar apenas a fins educacionais, de pesquisa, uso pessoal ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
- O material pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato;
- A reprodução deverá ser acompanhada da citação da fonte na integra incluindo o(s) nome(s) do(s) aturoes(s), no seguinte formato: Fonte: Revista Cadernos Prolam/USP. Brazilian Journal of Latin American Studies;
- Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.