A carne e a opressão nas obras de Humberto Espíndola (Ms∕Brasil) e Carlos Alonso (Mendoza ∕Argentina)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200141Palavras-chave:
Arte-política, Ditadura no Brasil, Ditadura na Argentina, Humberto Espíndola, Carlos AlonsoResumo
Este artigo propõe leituras em paralelo das pinturas do artista brasileiro Humberto Espíndola (Mato Grosso do Sul) e do artista argentino Carlos Alonso (Mendoza) focando a análise no uso da carne como uma potente metáfora da opressão. As análises das imagens buscam as relações entre a produção artística de ambos artistas e o contexto histórico- social, com foco na política. As obras de Alonso e Espíndola aludem às tensões através do emprego das duplas de opostos: morte e vida, opressor e oprimido, natureza e cultura, homem e mulher. Finalmente, observa-se que ambos os artistas empregam diferentemente o símbolo da carne.
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